Assistência fisioterapêutica ofertada à pessoa idosa pelo SUS nas disfunções musculoesqueléticas no município de Ponte Nova
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.050Palavras-chave:
Fisioterapia, Doenças crônicas não transmissíveis, Pessoa idosaResumo
Introdução: Com o envelhecer podem aparecer algumas doenças crônicas não transmissíveis. A fisioterapia atua desde a prevenção até a diminuição dos sinais e sintomas, dessas doenças. Objetivos: Quantificar os atendimentos fisioterapêuticos ofertados pelo SUS
a pacientes com disfunções musculoesqueléticas, no período entre 2011 a 2021 realizado no município de Ponte nova e discutir se o quantitativo de atendimentos fisioterapêuticos ofertado é suficiente para atender à demanda do município. Metodologia: Trata-se de uma
pesquisa descritiva e quantitativa. Os dados foram obtidos no Sistema de Informação sobre Assistência à Saúde na Produção Ambulatorial. Foram incluídos idosos de ambos os sexos. Resultados e Discussão: Há uma grande demanda de pacientes para atendimentos, mas com o quantitativo de fisioterapeutas é abaixo do esperado para o número de habitantes no município, gera-se certa dificuldade para conseguir atendimentos. Conclusão: À medida que as pessoas vão envelhecendo, o número de atendimentos fisioterapêuticos diminui e com o aumento da expectativa de vida a demanda de pacientes idosos será maior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.