Drenagem linfática manual no tratamento da síndrome pré-menstrual
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.029Palavras-chave:
Síndrome Pré-Menstrual, Drenagem linfática manual, Edema, FisioterapiaResumo
A síndrome pré-menstrual (SPM) é um conjunto de sintomas que ocorrem nos dias que precedem a menstruação. Os sintomas físicos estão relacionados ao edema, que pode ser tratado pela Fisioterapia, por meio da Drenagem Linfática Manual (DLM). Objetivou-se avaliar os efeitos da DLM em mulheres com retenção hídrica no período pré-menstrual. Materiais e Métodos: Estudo do tipo antes e depois com abordagem quantitativa. Foram incluídas 49 voluntárias, que assinaram consentimento informado. O estudo foi aprovado pelos Comitês de Ética do Brasil e da Argentina. As voluntárias foram avaliadas e acompanhadas por dois ciclos menstruais consecutivos. No primeiro ciclo, como grupo controle, peso, porcentagem de água, medidas de perimetria e sintomas relatados foram aferidos e registrados. No ciclo seguinte, as mesmas voluntárias formaram o grupo intervenção, foram submetidas a sete sessões de DLM, e colhidas as mesmas variáveis. Procedeu-se análise estatística pelo SPSS. Todas as variáveis apresentaram queda final, quando se compara o ciclo de intervenção com o ciclo de controle. A DLM evitou aumento nas variáveis peso, perimetria e porcentagem de água corporal e sintomas pré-menstruais relatados. A técnica deve ser aplicada em todo o corpo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.