A classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde
Evolução das publicações brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.019Palavras-chave:
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, CIF, Publicações BrasileirasResumo
A OMS criou em 2001 a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF). A CIF é uma ferramenta usada para classificação do entendimento da funcionalidade e da incapacidade humana, em nível individual e populacional. Objetivou-se quantificar as publicações brasileiras referentes à CIF, de 2003 até 2019, avaliando o seu perfil de utilização, as áreas e as instituições às quais se vinculam as pesquisas. Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Lilacs, SciELO e PubMed. Foram analisadas 53 publicações, a maioria nas áreas de neurologia e que utilizaram a ferramenta para avaliar a funcionalidade. Em relação à distribuição espacial, identificou-se que a maior parte dos estudos foi realizado na região Sudeste e a instituição de ensino que mais publicou a esse respeito em periódicos brasileiros foi a USP. A CIF aparece no cenário mundial como uma ferramenta promissora e com grande potencial de adesão e aplicabilidade, notou-se crescente procura na comunidade científica brasileira, entretanto mais esclarecimentos acerca da ferramenta são necessários para sua inserção na prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.