Autismo
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.017Palavras-chave:
Autismo, Família, Conhecimento, TratamentosResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) refere-se a uma série de condições relacionadas ao dano no desenvolvimento neurológico, caracterizado por comportamento repetitivo, comprometimento na fala, nas habilidades sociais e na comunicação não verbal. Considerando a importância do tema e as lacunas em relação à identificação dos indivíduos com TEA, constituem objetivos desse trabalho: apontar os avanços científicos em relação ao diagnóstico e tratamento dos pacientes e esclarecer os fatores inerentes ao convívio familiar dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa realizada nas bases de dados da Scielo, PUBMED, Revista Espaço Aberto USP dentre outras fontes, utilizando as seguintes palavras-chave: etiologia do autismo, diagnóstico do autismo, epidemiologia do autismo e interação da criança autista. O TEA possui um diagnóstico complexo e de difícil conclusão, e pode ser realizado por meio de observação clínica comportamental e investigação, relacionadas com a interação social, o uso inapropriado e déficits na comunicação da linguagem e o comportamento e interesses padronizados repetitivos. Para o tratamento do TEA existem múltiplos métodos, entre os quais: PECS, TEACCH e o ABA. Apesar, da existência de numerosos casos, os milhões de brasileiros autistas ainda apresentam dificuldades no estabelecimento do tratamento adequado.
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