Aids
A evolução de uma doença fatal para uma doença de convivência
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.011Palavras-chave:
Aids, HIV, diagnóstico, tratamento, retrospectivaResumo
A Aids é uma doença que afeta o sistema imunológico e que é causada pelo HIV. O presente artigo tem como objetivo mostrar que apesar dos avanços notórios em relação ao diagnóstico e terapêutica, desde a descoberta do HIV, a enfermidade ainda não apresenta tratamento curativo, não devendo, portanto, ser negligenciada. As pesquisas e estudos direcionados à síndrome permitiram o desenvolvimento de fármacos que aumentam a sobrevida de pacientes infectados e reduzem as chances de transmissão do vírus para outros indivíduos. Apesar de não haver cura para doença, muitas pessoas ainda são displicentes quanto a prevenção da infecção pelo HIV, e essa negligência tem culminado com o aumento no número de indivíduos infectados em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, a taxa de infecção pelo HIV aumentou nos últimos anos, principalmente, nas regiões Norte e Nordeste e entre a faixa-etária de 15 a 29 anos, sugerindo uma maior preocupação, com a doença, entre as pessoas acima de 30 anos, que vivenciaram, de maneira mais consciente, a descoberta e evolução da AIDS. Os mais jovens conheceram outro cenário, o de uma doença controlável, e portanto, passível de convivência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.