Submissões


O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

I. Serão aceitos artigos em português e inglês

II. Todos os textos enviados para publicação devem ser redigidos com espaçamento simples. Fonte Times New Roman. Tamanho 12 para o texto, e 10 e espaçamento simples para citações longas, notas de rodapé, tabelas e quadros. Parágrafos: alinhamento justificado. Formatação em papel A4 (29,7 x 21cm), Margens: superior: 3cm; inferior: 2cm; direita: 2cm; esquerda: 3cm.

III. Folha de Rosto e Manuscrito

Folha de rosto: Este arquivo deverá ser submetido separadamente dos demais a fim de permitir uma avaliação às cegas do estudo. Devem ser inseridos os seguintes tópicos: título em português e inglês (máximo de 20 palavras); sugestão de título curto (máximo de 10 palavras); autores (nomes completos); instituições às quais os autores mantêm vínculo acadêmico; nome, endereço institucional completo, telefone e endereço eletrônico do autor responsável pela correspondência.

a. Título: deve ser estruturado contendo o resultado encontrado no trabalho, expressando ao leitor a principal contribuição do seu trabalho. Primeiramente deve ser apresentado o título em Português e logo abaixo o título em inglês. 

b. Resumo: O resumo deve conter informações claras sobre o objetivo do trabalho, bases teóricas utilizadas, principais considerações metodológicas (quando for o caso) e resultados mais relevantes. Deve ter no máximo 250 palavras e ser acompanhado por no mínimo 3 e máximo 6 palavras-chave, incluindo ponto e vírgulas entre elas.  

c. Abstract: versão fiel em inglês do resumo, deve ser acompanhado de keywords correspondentes; 

d. É necessário indicar quatro possíveis avaliadores para a área temática do artigo submetido, sendo necessário informar os nomes completos e e-mails deles. Os avaliadores indicados não apreciarão o artigo submetido, mas irão compor o corpo editorial da Revista para avaliações futuras.  

Manuscrito: o texto principal do artigo deve incluir resumo, títulos, palavras-chave, ilustrações (tabela, figura, quadro, imagem e outros), referências e nota de rodapé, observadas as normas de formatação previstas na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

a. O arquivo, contendo o manuscrito, deve ser enviado sem identificação de autoria e com numeração de tópicos/capítulos.
b. As citações dos autores no texto, devem subordinar-se à forma (Autor, data) ou (Autor, data, p.), como nos exemplos: (Oliveira, 2018) ou (Oliveira, 2018, p.75). Diferentes títulos do mesmo autor, publicados no mesmo ano, deverão ser diferenciados adicionando-se uma letra depois da data, por exemplo: (Gonçalves, 2015a), (Gonçalves, 2015b) etc.
c. As referências devem conter exclusivamente os autores e textos citados no trabalho e ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas atualizadas da ABNT.
d. As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas. Todas as notas deverão ser numeradas e aparecer no rodapé de página (usar comando automático do processador de textos: Inserir/Notas).
e. Figuras, tabelas e quadros devem contabilizar no máximo 6 elementos no total.
f. Serão admitidos até 5 autores por artigo.

V. Poderão ser aceitos trabalhos nos seguintes formatos:

  1. Artigos Originais: são aceitas produções resultantes de pesquisa de natureza empírica, experimental, documental ou conceitual com resultados que agreguem valores ao campo científico e prático das diversas áreas da saúde.
  2. Artigos de Revisão narrativa e sistemática: estes artigos devem ter como objetivo analisar e discutir trabalhos de outros autores. Revisão de Literatura ou estudo teórico sobre temática específica. Devem ser destinados a apresentação de conhecimentos disponíveis baseados numa avaliação crítica, científica, sistemática e pertinente de um determinado tema.
  3. Relatos de Caso: a comunicação de um caso é pertinente quando a entidade diagnosticada é rara, o tratamento é pioneiro ou tem alguma inovação, ou o resultado é inusitado.

O manuscrito deverá respeitar as particularidades de formatação para cada tipo de contribuição:

Quadro 1: formatação de cada tipo de contribuição

Tipo de contribuição 

Resumo 

Divisões do texto principal 

Artigo Original / Revisão sistemática 

Estruturado: Introdução, Objetivo, Material e Métodos, Resultados, Conclusão 

Introdução, Referencial Teórico, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusão e Referências 

Revisão narrativa 

Não estruturado 

Pode ser dividido livremente 

Relato de Caso 

Não tem resumo 

Introdução, Relato do caso, Discussão e Referências 

VI. Em conformidade com as diretrizes do COPE (Committee on Publication Ethics - http://publicationethics.org), que visam incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes, possíveis violações de ética e abertura de processos, informamos é de responsabilidade os autores a originalidade do trabalho. Ao receber o arquivo, após o aceite e antes da publicação, os artigos poderão ser avaliados em programa específico para detecção de plágio. Além disso, os autores assumem inteira e absoluta responsabilidade pelo conteúdo dos artigos apresentados, inclusive em pertinência ao resguardo de direitos autorais de outrem. 

VII. A submissão do manuscrito será realizada através da nossa plataforma, disponível no link http://revista.faculdadedinamica.com.br/.

VIII. Todos os artigos serão encaminhados para a seleção e aprovação final pelo Conselho Editorial Científico da Revista Saúde Dinâmica. Os autores dos textos publicados na Revista Saúde Dinâmica são responsáveis pelas informações e dados constantes dos manuscritos encaminhados para publicação.  

IX. O autor do trabalho científico aprovado e publicado pela Revista Saúde Dinâmica renuncia ao pagamento de direitos autorais, haja vista que as suas Edições não possuem fins lucrativos.  

X. Poderá a Revista Saúde Dinâmicasugerir modificações ao autor do manuscrito para aprovação final do trabalho, bem como realizar revisões e adequações necessárias para sua publicação eletrônica. 

XI. Os trabalhos serão publicados em português e inglês.
XII. A partir de janeiro de 2024, a Revista passará a ser de fluxo contínuo.


Seções

  1. Artigos

    Política padrão de seção


Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Loading...