Doenças crônicas não transmissíveis na infância
Revisão integrativa de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e obesidade
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.016Palavras-chave:
Doença crônica, Diabete Mellitus tipo 1, Hipertensão, CriançaResumo
A terminologia “doença crônica” é utilizada na área da saúde para caracterizar qualquer morbidade incurável que afete as funções do organismo em longo prazo, solicitando assistência especial e constante. Atualmente, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são as principais causas de morte no mundo, sendo considerada um problema de saúde pública e gerando impactos negativos na vida das crianças e de seus familiares, devido as necessidades de internações, tratamentos, mudanças nos hábitos de vida e acompanhamento multiprofissional. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão integrativa de literatura com análise qualitativa de estudos publicados na última década sobre os principais grupos de doenças crônicas não transmissíveis na infância e seus impactos na vida dos enfermos e de seus familiares. As DCNT focadas na revisão foram a hipertensão arterial sistêmica (HAS), o diabetes mellitus tipo I (DMI) e a obesidade, que causam grandes impactos na vida das crianças, os quais podem ser revertidos por meio de intervenções amplas na promoção de saúde, para redução de seus fatores de risco, e através de melhorias na atenção à saúde, detecção precoce e tratamento oportuno, a fim de evitar complicações futuras como deficiências e incapacidades funcionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.