O acesso à atenção primária à saúde
Fatores facilitadores
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.018Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Acesso aos serviços de saúde, Integralidade em saúdeResumo
A Constituição da República Federativa do Brasil reconhece o termo saúde como uma concepção ampla, um direito universal de cidadania, devendo oferecer condições do acesso universal através de políticas públicas, as quais recomendam que o paciente adentre os serviços de saúde pela assistência primária, onde é resolvida a maioria dos problemas, e seja encaminhado, quando necessário, aos serviços de maior complexidade. O presente artigo objetiva identificar os fatores facilitadores do acesso à Atenção Primária à Saúde (APS), visando propor melhorias no atendimento, a partir de uma revisão integrativa de literatura com um levantamento bibliográfico nas bases de dados LILACS e Scielo, utilizando os descritores “Atenção primária à saúde” e “Acesso aos serviços de saúde”. Os resultados identificados na análise crítica que abordavam o tema em questão, foram: o acolhimento; a implantação da Estratégia Saúde da Família (ESF); a efetivação de Redes de Atenção à Saúde; e o gerenciamento da Unidade Básica de Saúde (UBS). Ademais, observou-se nesse estudo, que as as ações de saúde intencionam alcançar a população plenamente, investindo no acesso do paciente aos serviços de saúde. No entanto, pesquisas em condutas que contribuam para a saúde pública são escassas, assim como as dificuldades vivenciadas pelos recursos humanos, para a ruptura de paradigmas presentes na prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.