Prevalência da doença de Parkinson relacionada ao auxílio-doença da previdência social
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.014Palavras-chave:
Doença de Parkinson, Auxílio-doença, Previdência SocialResumo
A doença de Parkinson (DP) é uma enfermidade neurodegenerativa incurável que gera incapacidades físicas ao indivíduo acometido, afetando sua qualidade de vida, autonomia e independência. Quantificar a prevalência da DP relacionada ao auxílio-doença previdenciário concedido pela Previdência Social, no período entre 2008 e 2017. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa, realizada por meio da base de dados da Previdência Social, através do Acompanhamento Mensal do Benefício Auxílio-Doença Previdenciário no período entre janeiro de 2008 a dezembro de 2017. Os dados obtidos foram digitalizados em planilha eletrônica do Excel e os resultados gerais foram expressos em porcentagem e apresentados em gráficos e tabela. Resultados: No período entre 2008 e 2017 houve uma concessão de 13.899 auxílios-doença decorrentes da DP, tendo um aumento de 36,98% nesses 10 anos. O maior número de benefícios concedidos pela Previdência Social ocorreu no ano de 2017, com 1.737 beneficiários, e o maior índice em porcentagem de concessão foi no período de 2015-2016, com 33,67%. Já a maior redução ocorreu no período de 2014-2015, com um decréscimo de 10,81%. Dentre os meses analisados de cada ano, destacou-se o mês junho de 2016, com 198 casos de benefícios concedidos pela Previdência Social. O processo de envelhecimento pode ser um dos fatores que levam ao surgimento da DP e, nesse sentido, o aumento da população idosa poderá estar relacionado ao aparecimento de mais pessoas acometidas pela DP. Dessa forma, o número de assegurados que irão necessitar do benefício auxílio-doença poderá aumentar, gerando um impacto no sistema previdenciário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.