A percepção das pessoas idosas sobre acessibilidade no município de Viçosa - MG
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.022Palavras-chave:
Senilidade, Limitação da mobilidade, PreconceitoResumo
A acessibilidade urbana tem se tornando um problema para as pessoas idosas, contribuindo cada vez mais para o isolamento social dessa população. A partir desse cenário, este estudo objetivou descrever a percepção dos idosos sobre a acessibilidade na cidade de Viçosa – MG. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, para qual foi utilizada a técnica brainstorming (tempestade de ideias). O estudo contou com a participação de 16 idosos, integrantes do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI). Os resultados evidenciaram que os entraves na acessibilidade vão desde a precariedade na infraestrutura da cidade e no transporte público, como a dificuldade para acesso à carteirinha do idoso, até a elementos como a falta de informações, a negligência do Poder Público e mesmo o preconceito dos funcionários dos ônibus. Além das dificuldades, os idosos apresentaram ideias para minimizar estes entraves na acessibilidade, destacando treinamento para os funcionários dos ônibus e a participação dos poderes executivo e legislativo no cumprimento das leis. Por fim, foi possível concluir que em Viçosa, Minas Gerais, a acessibilidade urbana é um problema para as pessoas idosas, afetando sua locomoção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.