Mortalidade em pessoas idosas pelo vírus da imunodeficiência humana
Um retrato de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.026Palavras-chave:
Pessoas idosas, HIV, Atenção Primária à Saúde, FisioterapiaResumo
As pessoas estão vivendo mais no Brasil, o que permite uma vida sexual ativa, mas comportamentos de risco podem resultar na contaminação pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Objetivou-se descrever a mortalidade de idosos pelo HIV em Minas Gerais (MG), entre 2008 e 2018; e especificamente como a fisioterapia pode atuar na mudança deste cenário. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa de segmento longitudinal retrospectivo. Os dados foram obtidos no Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do DATASUS, por meio das seguintes categorias: Minas Gerais. Algumas doenças infecciosas e parasitárias, Doença pelo vírus HIV. No período registrou-se 966 óbitos de idosos em MG. O maior número ocorreu na faixa etária 60 a 69 anos, em seguida de 70 a 79 anos. As mortes prevaleceram entre os homens, que tendem a assumir maior comportamento de risco. O fisioterapeuta pode ajudar a reduzir tais estatísticas por meio de ações de proteção e promoção à saúde. A mortalidade por HIV reduz à medida que se envelhece, mas sexualidade não é questão de idade, e sim de prática segura e prevenção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.