Uso de antidepressivos e de ansiolíticos entre graduandos dos cursos da área de saúde
Revisão Integrativa
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.048Palavras-chave:
Ansiolíticos, Antidepressivos, Estudantes de graduaçãoResumo
Introdução: O ingresso na vida acadêmica representa um momento de ampliação de conhecimentos, mas também pode desencadear distúrbios depressivos e de ansiedade. Objetivo: Este estudo objetiva reunir dados sobre o uso de antidepressivos e ansiolíticos entre estudantes de graduação dos cursos da área de saúde. Materiais e métodos: Trata-se de uma revisão integrativa realizada no PubMED, Scielo, LILACS utilizando os descritores “ansiolíticos”, “antidepressivos”, “estudantes”, “cursos”, “saúde” para seleção dos artigos, publicados entre 2006-2021. Resultados: Os dados apontam que o consumo de antidepressivos e ansiolíticos é prevalente entre os estudantes de medicina e enfermagem, sendo a fluoxetina e o diazepam os mais consumidos. Os principais fatores para uso foram a rotina estressante, o convívio com o sofrimento humano, tristeza e facilidade de aquisição do medicamento. Houve maior consumo entre o gênero feminino e o médico foi o principal responsável pelas orientações quanto ao uso desses fármacos. Conclusão: Conclui-se que é necessário a conscientização dos acadêmicos quanto ao uso racional desses fármacos, apoio das instituições de ensino superior para melhorar a qualidade de vida destes estudantes, bem como uma maior participação do farmacêutico no processo de orientação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.