Cistoisosporíase
Breve revisão clínica
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.005Keywords:
citoisosporíase, vírus da imunodeficiência humana (HIV), síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS)Abstract
Das cerca de 200 espécies incluídas no gênero Cystoisospora, Cystoisospora belli é um patógeno exclusivo de humanos. A infecção é mais comum em indivíduos imunocomprometidos, principalmente os infectados pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV), residentes em áreas endêmicas. A principal forma de transmissão é pela ingestão de alimentos ou água contaminados. Geralmente evolui de forma assintomática; entretanto, quando associada ao HIV, pode apresentar sintomas gastrointestinais mais evidentes, como a cronificação de quadros diarreicos. O diagnóstico mais usual é realizado pela detecção de oocisto através de exame parasitológico de fezes, sendo, em geral, necessárias amostras múltiplas para um diagnóstico efetivo. Dessa forma, o presente trabalho objetiva apresentar informações sobre o parasito, a clínica, o diagnóstico e o tratamento da doença, descrevendo os principais fatores relacionados à cistoisosporíase, contribuindo, assim, para redução ou, até mesmo, para a erradicação da doença.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.