Chikungunya
Doença emergente no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.033Palavras-chave:
Alphavirus, Arbovirus, Chinkungunya, Doença InfecciosaResumo
A Chikungunya é uma doença artrítica debilitante causada pelo vírus Chikungunya. Essa doença é considerada, pela saúde pública, como de preocupação global e crescente, cuja agente etiológico é um alfavírus, transmitido pela picada de fêmeas de mosquitos Aedes aegypti ou Aedes albopictus. Chikungunya é de origem africana, de onde tem se espalhado pelo mundo, causando alto número de epidemias na Ásia, Europa, Américas e Ilhas do Pacífico. O início dos surtos de Chikungunya são da década de 1960, seguindo-se de diminuição para casos esporádicos e ressurgimento em 2006. No Brasil, especificamente, o primeiro registro da doença foi descrito em 2010, no Rio de Janeiro – RJ, como um caso importado da Indonésia. Contudo, a partir de 2014, surgiram relatos de infecções autóctones causadas por CHIKV no Amapá e na Bahia com o consequente aumento do número de casos. Em virtude dessa crescente taxa de infecção, da alta infestação pelo vetor e as consequentes chances de grande disseminação da doença no Brasil, faz-se necessário abordar a importância epidemiológica da Chikungunya em regiões endêmicas e discutir as manifestações clínicas, diagnóstico, tratamento e medidas profiláticas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.