A equoterapia como tratamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.046Palavras-chave:
Cavalo, Criança, Equoterapia, Transtorno do Espectro AutistaResumo
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento, que se caracteriza por transtornos na comunicação, socialização e por comportamentos restritos e repetitivos. Dentre os tratamentos recomendados para pessoas com o transtorno está a equoterapia, um recurso que utiliza o cavalo como meio terapêutico e que promove melhorias da qualidade de vida de pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. Através de uma pesquisa bibliográfica, o objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos da equoterapia em crianças com TEA. Concluiu-se que o método tem benefícios a nível psíquico e motor, como melhor desenvolvimento do bem-estar, autoestima, autoconfiança e melhora da postura e coordenação motora.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
08-04-2022
Como Citar
Isabella Rodrigues Roldão Martins, & Oswaldo Jesus Rodrigues da Motta. (2022). A equoterapia como tratamento para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA): Revisão bibliográfica. SAÚDE DINÂMICA, 4(1), 18–31. https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.046
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.