Reconhecimento das necessidades no Agronegócio

estudo entre os produtores de soja na região de Goiatuba-GO

  • Reinaldo Antônio Bastos Filho
  • Pedro Henrique Nascimento
  • Helder Santos Ferreira
Palavras-chave: Vendas, Revenda, Estratégia de negócios, Produtores de soja

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo reconhecer quais são as principais necessidades dos produtores rurais da região de Goiatuba – cidade localizada na região sul do Estado de Goiás – a serem atendidas pelas empresas produtoras de soja que lá atuam. Nessa região existem grandes quantidades instaladas de empresas distribuidoras de insumos e defensivos (revendas), que atuam diretamente na comercialização de produtos aos clientes finais (produtores rurais) e negócios com clientes de municípios vizinhos. Uma vez reconhecidas suas necessidades, será possível propor melhores estratégias para a expansão dos negócios e de suas vendas. Com o objetivo de mapear tais necessidade, o presente estudo contou com entrevistas realizadas com 15 clientes da região, que juntos totalizam cerca de 18.000 hectares de área de soja plantada. Nessa entrevista, foi pedido que os clientes ranqueassem tais necessidades conforme o grau de importância. Os resultados obtidos revelam que os principais itens apontados foram pela confiança na revenda, preços dos insumos e defensivos, prazo de entrega, relacionamento com vendedor, qualidade no pós venda, possuir programa próprio de tratamento industrial de sementes (TSI) e câmara fria para armazenar sementes, no entanto, algumas características básicas fizeram com que grupos diferentes de compradores ranqueassem também de forma distinta tais necessidades.

Publicado
2023-08-08