Microempreendedor individual : perfil dos comerciantes do setor varejista, vestuário e acessórios de Passos-MG
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2023.007Palavras-chave:
MEI, Varejista, Vestuário, EmpreendedorismoResumo
O objetivo do presente trabalho se coloca como de verificar a percepção dos comerciantes varejistas (MEI) quanto a criação, motivo de criação, vantagens e desvantagens dessa figura jurídica. Para isso, o desenvolvimento deste trabalho foi realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa a fundamentação, referente à revisão bibliográfica, e a segunda etapa referente ao levantamento de dados, com base nas respostas obtidas junto a formulários disponibilizados aos empresários MEI da cidade Passos, localizada na região sudoeste do estado de Minas Gerais. A metodologia se fez por análise descritiva simples dos dados coletados, utilizou-se também tabela para enriquecer a discussão dos resultados. Os resultados apontam para uma percepção dos participantes de nível moderado a muito difícil para a abertura de MEI. Além disso, o motivo que os levou a abrir um MEI variou entre desejo de abrir um negócio próprio a necessidade de uma renda extra ou mínima. Por fim, não há relação entre o local de residência dos MEI e a localização dos negócios na cidade de Passos-MG.
Abstract
This research aimed to describe the profile of enterprises in the MEI category of the clothing and accessories retail sector in Passos-MG. For this, a survey was carried out, based on forms applied to MEI entrepreneurs in a city of Minas Gerais (Brazil). The methodology was based on a simple descriptive analysis of the collected data. The results indicate the distribution of gender, age, scholarity, and also, who perceive the degree of difficulty to open a MEI as a moderate to very difficult level. Motivations for opening the business ranged from the desire to open their own business to the need for extra or minimal income. The greatest difficulty in maintaining the enterprise is linked to management, while the benefits listed were greater ease in formalization, the possibility of employing a formal employee and having a minimum income.
Keywords: MEI, Retailer, Clothing, entrepreneurs.
Downloads
Referências
ARMANDO E ADVOGADOS ASSOCIADOS. MEI, Quais as Vantagens e Desvantagens de Ser Microepreendedor Individual. 2023 Disponivel em:< https://armandoadvogados.com.br/mei-quais-as-vantagens-e-desvantagens-de-ser- microepreendedor-individual/> Acesso em: 08 de maio de 2023.
BENITEZ, J. Como o e-commerce e as lojas físicas se complementam. 2020. Disponível em: < https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/como-o-e-commerce-e-as-lojas-fisicas- se-complementam > Acesso em 14 de Jan. 2023.
BRASIL. Empresas e negócios: quero ser mei. O que é ser um mei. 2022. Disponível em:
<https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor/quero-ser-mei/o-que-e-ser- um-mei> Acesso em 26 de jul. 2022
Receita Federal. Faixa etária Brasil/UF/Município - Inscritos Total. 2023a. Disponível em:
<http://www22.receita.fazenda.gov.br/inscricaomei/private/pages/relatorios/relatorioMunicipi oFaixaEtaria.jsf> Acesso em 05 de Fev. 2023
Mapa de Empresas. Boletim do 2º quadrimestre de 2023. 2023b. Disponível em:
<https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/boletins/mapa-de- empresas-boletim-2o-quadrimestre-2023.pdf>. Acesso em 06 out. 2023.
CENTRO DE EMPREENDEDORISMO E INCUBAÇÃO – CEI da Universidade do Estado de Goiás. BRASIL está no topo do ranking mundial de empreendedorismo. 2020.
Disponível em: < https://cei.ufg.br/n/85351-brasil-esta-no-topo-do-ranking-mundial-de- empreendedorismo> Acesso em 13 deJan. 2023
CUNHA. T. Vantagens de ser mei. 2022. Disponível em:
<https://www.idinheiro.com.br/negocios/vantagens-de-ser-mei/> Acesso: 27 de jun. 2022.
FIESP. Setor textil e de vestuário irá crescer. 2019. Disponível em: < https://www.investe.sp.gov.br/noticia/setor-textil-e-de-vestuario-ira-crescer- nos-proximos- anos-no-pais/> Acesso em 25 de jul. 2022
GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil. 2023. Disponível em: <https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2023/05/GEM-BR- 2022-2023-Relatorio-Executivo-v7-REVISTO-mai-23.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2023.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Quantidade de
Homens e Mulheres no Brasil. 2021. Disponível em
<https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/18320-quantidade-de-homens- e-mulheres.html> Acesso em 13 de Jan. de 2023.
INVESTE SP. Setor textil e de vestuario ira crescer nos proximos anos no pais. 2019. Disponível em: <https://www.investe.sp.gov.br/noticia/setor-textil-e-de-vestuario-ira-crescer- nos-proximos-anos-no-pais/> Acesso em 25 de jul. 2022.
LEAL, D. Empreendedorismo feminino: mulheres já representam 48% dos mei do país.
Disponível em:
<https://correiodoscampos.com.br/arapoti/2022/03/09/empreendedorismo-feminino-mulheres- ja-representam-48-dos-mei-do-pais> Acesso em 05 de Fev. 2023
MÁXIMO. W. Quase 70% das empresas ativas no pais são mei divulga ministerio. 2022. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2022-06/quase-70-das- empresas-ativas-no-pais-sao-mei-divulga- ministerio#:~:text=Quase%2070%25%20das%20empresas%20em,de%2019.373.257%20emp resas%20ativas.> Acesso em 24 de jul. 2022.
PERES, R. A nanotecnologia como perspectiva de inovação e competitividade para a indústria da moda. Disponível em: < http://repositorio.unesc.net/handle/1/8719>. Acesso em: 15 ago. 2023.
PORTAL DA INDÚSTRIA. CONHEÇA A INDUSTRIA BRASILEIRA DE VESTUARIO E ACESSORIOS. 2022. Disponível em: <
https://fiepb.com.br/noticia/conheca-a-industria-brasileira-de-vestuario-e-acessorios> Acesso em 08 de maio de 2023.
SCHIFFMAN, L. G., & KANUK, L. L. (2000). Comportamento do consumidor. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC
SERVIÇO BRASILEIRO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS (SEBRAE).
SEBRAE em dados - Sobrevivência de empresas. 2020. Disponível em: < https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/sebrae-em-dados-sobrevivencia-de-empresas > Acesso em 13 de Jan. 2023
CATEGORIAS DE FORMALIZAÇÃO DE EMPRESAS. 2022a. Disponível
em: <https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/pr/artigos/categorias-de-formalizacao- de- empresas,4a0dca91c761e610VgnVCM1000004c00210aRCRD#:~:text=O%20BNDS%20(Ba nco%20Nacional%20do,acima%20R%24%20300%20milh%C3%B5es%20anuais.> Acesso em 09 de nov. 2022.
Tudo o que você precisa saber sobre o mei. 2022b. Disponível em:
<https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre- o-mei,caa7d72060589710VgnVCM100000d701210aRCRD> Acesso em: 25 jul. 2022.
Perfil do MEI 2022. 2022c. Disponível em: <https://datasebrae.com.br/wp- content/uploads/2022/08/Impress%C3%A3o-Perfil-do-MEI-2022-atualizado-1.pdf>. Acesso em: 15 ago. 2023.
Data MPE Brasil. 2022d. Disponível em:
<https://datampe.sebrae.com.br/profile/geo/passos?redirect=true>. Acesso em: 15 ago. 2023.
O acesso do mei a serviços financeiros. 2022e. Disponível em: < https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-acesso-do-mei-a-servicos- financeiros,1e5a2bf060b93410VgnVCM1000003b74010aRCRD > Acesso em 14 de Jan. 2023
SERASA. Quais as maiores dificuldades das micro e pequenas empresas e como superá- las. 2021. Disponível em: < https://serasa.certificadodigital.com.br/blog/certificado- digital/quais-as-maiores-dificuldades-das-micro-e-pequenas-empresas-e-como-supera-las/ > Acesso em 14 de Jan. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.