A economia da educação durante a ditadura civil-militar
Ecos e continuidades da sacralização do mercado nas formações discente e docente
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.003Palavras-chave:
Educação, Economia, Políticas PúblicasResumo
O artigo versará sobre as políticas econômicas direcionadas à área educacional compreendidas em um recorte cronológico e temático, circunscrito do Governo João Goulart (1961-1964) à década de 1990, no período denominado de Redemocratização. O intuito, portanto, é a análise das ações do Estado, endereçadas à educação, a partir das articulações econômicas que, em maior parte do tempo, atuam sob as égides da falência política. O fazer político é deslocado das ações voltadas à garantia de direitos básicos e essenciais, para o atendimento dos interesses do mercado. Isso garante a opulência dos modelos neoliberais que privilegiam grupos específicos, em detrimento da educação pública e de qualidade socialmente referenciada.
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Publicado
16-10-2019
Como Citar
Caio Corrêa Derossi, Joana D’arc Germano Hollerbach, & Isabela Cristina Quaresma. (2019). A economia da educação durante a ditadura civil-militar: Ecos e continuidades da sacralização do mercado nas formações discente e docente. CIÊNCIA DINÂMICA, 10(1). https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.003
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