A parentalidade no desenvolvimento da criança contemporânea

A parentalidade no desenvolvimento da criança contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/2176-6509.2024.002

Palavras-chave:

Parentalidade, Desenvolvimento, Contemporaneidade

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo averiguar a existência de possíveis modificações de direcionamentos e funções, atrelada a parentalidade, frente ao desenvolvimento da criança, na contemporaneidade. Com essa finalidade, foi realizada uma pesquisa de natureza básica, descritiva, com abordagem qualitativa  e bibliográfica. Utilizamos autores psicanalíticos contemporâneos e artigos científicos não psicanalíticos, retirados de portais como PePSIC e SciElo. Como critérios para inclusão de estudos tivemos o Idioma: português; Ano de Publicação: Desde 2018 até 2023; Classificação do qualis através da Plataforma Sucupira (A1 a B2); Tipo de Recurso: Artigos Completos e, a apresentação do tema de diferentes perspectivas. Foram excluídos os estudos que não estavam de acordo com os critérios de inclusão. Constatou-se que há modificações no direcionamento da parentalidade vinculadas às mudanças sociais, tecnológicas e culturais como a flexibilização das responsabilidades parentais, novas constituições familiares e o uso de dispositivos digitais.

Abstract

 The present work aimed to investigate the existence of possible changes in directions and functions linked to parenting in relation to the child's development in contemporary times. For this purpose, basic descriptive research was carried out with a qualitative and bibliographical approach. We used psychoanalytic authors to discuss development and scientific articles about contemporary parenting practice, taken from portals such as PePSIC and SciELO using the descriptors: "parentality AND development AND child", "parental function", and "parentality AND contemporaneity". As criteria for the inclusion of studies, we had Language: Portuguese; Year of Publication: From 2018 to 2023; Qualis classification through the Sucupira Platform (A1 to B2); and Type of Resource: Complete Articles. Studies that did not meet the inclusion criteria were excluded. It was found that there are changes in the direction of parenting linked to social, technological, and cultural changes such as the flexibility of parental responsibilities, new family constitutions, and the use of digital devices.

 Keywords: Parenting; Development; Contemporary

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Biografia do Autor

Milena Vieira e Silva , Centro Universitário de Viçosa (UNIVIÇOSA)

Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Viçosa (Univiçosa).

Fabiana Cristina Teixeira, Centro Universitário de Viçosa (UNIVIÇOSA)

Psicóloga, doutora em Psicologia pela PUC Minas. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, especialista em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Psicóloga aprimorada pela PUC-SP em Psicanálise e em Psicoterapia para pessoas Enlutadas. Atualmente atua no departamento de Enfermagem e Medicina da Universidade Federal de Viçosa, na área de saúde mental, anteriormente foi professora substituta neste mesmo departamento. Atualmente também leciona na FACISA - Univiçosa. Possui três anos de experiência na área hospitalar, como Psicóloga na Santa Casa de Diamantina. Atuou como Psicóloga da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) entre 2007 e 2011. Tem experiência docente nas disciplinas de Psicopatologia, Teoria e Técnica Psicanalítica, Introdução à Psicanálise, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Infância e da Adolescência , além de supervisora de Clínica Psicanalítica e Orientação Profissional. Coordenou projetos de extensão na área de Psicoterapia Breve. Psicóloga Clínica em consultório particular desde 2003. Foi professora da Pós Graduação em Gestão de Pessoas entre 2011 e 2015 na Univiçosa.

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Publicado

15-05-2024

Como Citar

e Silva, M. V., & Teixeira, F. C. (2024). A parentalidade no desenvolvimento da criança contemporânea. CIÊNCIA DINÂMICA, 15, e152402. https://doi.org/10.4322/2176-6509.2024.002

Edição

Seção

Artigos de Revisão
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