Inteligência emocional no contexto organizacional: uma análise bibliográfica do impacto da inteligência emocional nos processos de gerenciar e coordenar pessoas
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2024.003Palavras-chave:
Inteligência emocional; Processos de gestão; Revisão bibliográficaResumo
Com o passar do tempo, desenvolveram-se estudos afim de compreender a inteligência emocional, levando ao reconhecimento da I.E como a habilidade de processar informações emocionais cruciais para o desenvolvimento adaptativo do ser humano. O objetivo desse estudo é analisar as discussões sobre Inteligência Emocional nos processos de gestão por meio de uma pesquisa bibliográfica descritiva. Para tanto, foram realizadas buscas em plataformas de base de dados eletrônicos, tais como Scientific Electronic Library Online (Scielo) e o Portal de Periódicos CAPES (CAPES), utilizando os descritores "inteligência emocional and gestores", “inteligência emocional and gestão”, “inteligência emocional and coordenar pessoas”. Os resultados evidenciam a importância da inteligência emocional para o sucesso organizacional, com gestores emocionalmente inteligentes obtendo melhor desempenho. A pesquisa aponta benefícios como diminuição do turnover capacidade de se adaptar a cenários críticos, como a pandemia, contudo, identifica limitações, como a excasses de pesquisas brasileiras na área , bem como estudos sobre a mensuração da inteligência emocional nas organizações.
Abstract
Over the last few decades, studies have been conducted in order to understand the construct of Emotional Intelligence, leading to the recognition of Emotional Intelligence- I.E as the ability to process emotional information crucial for the adaptive development of human beings. The objective of this study is to analyze discussions about Emotional Intelligence in management processes and coordinate people through descriptive bibliographic research. To this end, searches were carried out on electronic database platforms, such as Scientific Electronic Library Online (Scielo) and the CAPES Periodicals Portal (CAPES), using the descriptors "emotional intelligence and managers", “emotional intelligence and management”, “emotional intelligence and coordinating people”. The results highlight the importance of Emotional Intelligence for organizational success, with emotionally intelligent managers achieving better performance. The research points to benefits such as reduced turnover, the ability to adapt to critical scenarios, such as the pandemic, however, it identifies limitations, such as the lack of Brazilian research in the area, as well as studies on the measurement of Emotional Intelligence in organizations.
Keywords: Emotional intelligence; Management processes; Literature review.
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