Evolução do índice de desenvolvimento humano municipal (IDHM) no estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.013Palavras-chave:
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal, Ações governamentais, Investimento públicoResumo
O presente artigo tem o objetivo de analisar a evolução do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nos municípios do estado de Minas Gerais e relacioná-los com as principais ações governamentais estaduais. Foi realizada uma pesquisa descritiva a partir de dados coletados do IDH entre os 1991 e 2010, bem como dos investimentos do governo estadual entre 2002 e 2011. Quanto às ações governamentais foram obtidas a partir da década compreendida entre 2000 e 2010. Os resultados demonstraram que houve uma considerável evolução nos indicadores dos municípios de Minas Gerais, bem como um importante incremento do montante investido em diferentes áreas sociais. Todavia para que os resultados se mantenham em crescimento, é necessário mesclar políticas abrangentes e bem elaboradas com uma alocação de recursos eficiente, de modo a gerar benefícios duradouros para a sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.