Reconhecimento das necessidades no Agronegócio: estudo entre os produtores de soja na região de Goiatuba-GO
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2023.002Palavras-chave:
Vendas, Revenda, Estratégia de negócios, Produtores de sojaResumo
O presente trabalho teve como objetivo reconhecer quais são as principais necessidades dos produtores rurais da região de Goiatuba – cidade localizada na região sul do Estado de Goiás – a serem atendidas pelas empresas produtoras de soja que lá atuam. Nessa região existem grandes quantidades instaladas de empresas distribuidoras de insumos e defensivos (revendas), que atuam diretamente na comercialização de produtos aos clientes finais (produtores rurais) e negócios com clientes de municípios vizinhos. Uma vez reconhecidas suas necessidades, será possível propor melhores estratégias para a expansão dos negócios e de suas vendas. Com o objetivo de mapear tais necessidade, o presente estudo contou com entrevistas realizadas com 15 clientes da região, que juntos totalizam cerca de 18.000 hectares de área de soja plantada. Nessa entrevista, foi pedido que os clientes ranqueassem tais necessidades conforme o grau de importância. Os resultados obtidos revelam que os principais itens apontados foram pela confiança na revenda, preços dos insumos e defensivos, prazo de entrega, relacionamento com vendedor, qualidade no pós venda, possuir programa próprio de tratamento industrial de sementes (TSI) e câmara fria para armazenar sementes, no entanto, algumas características básicas fizeram com que grupos diferentes de compradores ranqueassem também de forma distinta tais necessidades.
Abstract
This paper aimed to recognize what are the main needs of rural producers in the region of Goiatuba – a city located in the southern region of the State of Goiás – to be met by the soy producing companies that operate there. In this region there are large numbers of companies distributing inputs and pesticides (resellers), which operate directly in the sale of products to end customers (rural producers) and business with customers from neighboring municipalities. Once their needs are recognized, it will be possible to propose better strategies for business expansion and sales. To map out these needs, this study included interviews with 15 customers in the region, which together total around 18,000 hectares of soy planted area. In this interview, customers were asked to rank these needs according to the degree of importance. The results show that the main items pointed out were confidence in resale, prices of inputs and pesticides, delivery time, relationship with the seller, quality after sales, having its own program for industrial seed treatment (IST) and a cold room to store seeds, however, some basic characteristics made different groups of buyers also rank these needs differently.
Keywords: Sales; Resale; Business strategy; Soy producers.
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