Malária
Clínica, diagnóstico e tratamento
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.006Palavras-chave:
malária, aspectos clínicos, diagnóstico, tratamentoResumo
A malária é um dos problemas de saúde pública mais graves do mundo, especialmente nos países em desenvolvimento, onde a taxa de mortalidade é mais alta. Os grupos mais vulneráveis são crianças, mulheres grávidas, pessoas com asplenia e viajantes provenientes de regiões endêmicas. Existem mais de 120 espécies de Plasmodium capazes de infectar aves, répteis e mamíferos, mas apenas seis estão relacionadas a infecções em humanos. O Plasmodium falciparum está envolvido nas formas mais graves da doença e está associado à malária cerebral e à morte. De fato, vários fatores contribuem para a gravidade da doença, que inclui o polimorfismo genético, o tamanho do inóculo plasmodial, a dinâmica populacional, a sensibilidade dos isolados a agentes químicos, a intensidade da imunidade antimalárica, co-infecções, o estado nutricional e idade do anfitrião, bem como o acesso aos serviços públicos de saúde. Todos esses fatores são um grande desafio ao tratamento de infecções, principalmente aquelas causadas por Plasmodium falciparum. Portanto, neste artigo discutimos alguns aspectos sobre o gênero Plasmodium, relacionados a manifestações clínicas, diagnóstico e aspectos terapêuticos da malária. Esta informação é relevante para os profissionais de saúde em geral.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.