Conhecimento do enfermeiro sobre precauções universais em isolamento e o impacto na segurança do paciente
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.039Keywords:
Segurança do paciente, Isolamento do paciente, Conhecimento, Enfermeiro e enfermeiraAbstract
As precauções para isolamentos são medidas de prevenção recomendadas pelo Center for Disease Control and Prevention (CDC) e pelo Ministério da Saúde Brasileiro, essas medidas devem ser aplicadas a todos os pacientes hospitalizados, independente do seu estado possível de infecção, tendo como objetivo principal a redução da exposição ocupacional ao material de risco biológico e prevenir as Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde (IRAS). A segurança do paciente é definida pela OMS como a redução de risco de danos desnecessários a um mínimo aceitável, esse risco está intimamente ligado à assistência prestada ao paciente. A equipe de enfermagem se encontra em uma posição privilegiada para a redução de incidentes e danos, pois estes profissionais prestam assistência ao paciente 24 horas por dia. O intuito desse trabalho foi analisar o conhecimento dos enfermeiros frente à segurança do paciente em relação às precauções universais em isolamento. Foi aplicado um questionário através da plataforma do GOOGLE FORMS, contendo questões de múltipla escolha e abertas. A análise dos dados quantitativos foi realizada através de digitação em planilhas do programa Excel 2010, já a análise qualitativa foi realizada com base nas diretrizes empíricas de Bardin, as questões abertas foram transcritas para manter as respostas fidedignas, os enfermeiros foram discriminados em números de 1 a 30 conforme ordem de preenchimento do questionário. O presente estudo mostrou que apesar dos enfermeiros terem conhecimento sobre as precauções, ainda pode ser considerada uma preocupação frente à segurança do paciente, sendo necessária a realização de treinamentos pela instituição com ênfase nas Precauções e na Segurança do Paciente.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.