COVID-19 - Evolução epidemiológica e o impacto da vacinação em um município da Zona da Mata Mineira
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.042Palavras-chave:
Covid-19, Vacinas, Epidemiologia, PandemiaResumo
A COVID-19 é uma doença de elevada transmissibilidade e propensão global que causa infecção respiratória aguda iminentemente grave. Conhecer o perfil epidemiológico da doença de acordo com as especificidades de cada local pode auxiliar na tomada de decisões e desenvolvimento de estratégias para controlar a sua disseminação. Estudos sobre a eficácia da vacinação são de extrema relevância, pois fornecem informações importantes sobre o nível de proteção conferido pelos imunobiológicos de forma a nortear a escolha das melhores estratégias para o enfrentamento da doença e orientar as decisões sobre as políticas de vacina. Consciente dos desafios relacionados, o propósito deste trabalho foi realizar um estudo epidemiológico da Covid-19 contextualizando a evolução da epidemia e a transmissão local e descrever os primeiros efeitos da vacinação em um município da zona da mata mineira. Para a realização dessa pesquisa, foram consultados banco de dados epidemiológicos de domínio público. O presente estudo mostrou que apesar dos números da doença estarem em alta até a data desta pesquisa, é possível perceber uma mudança no perfil epidemiológico da doença e uma redução dos óbitos na população já vacinada. Dessa forma, entende-se que a vacinação da população é uma das medidas de maior impacto frente a pandemia, porém não se pode deixar de levar em conta as medidas de prevenção como o distanciamento social e uso de máscaras.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.