A importância e atuação da fisioterapia em pacientes pós-COVID-19
Uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.045Keywords:
COVID-19, Fisioterapia, ReabilitaçãoAbstract
O SARS-CoV-2 é um vírus pertencente à família Coronaviridae, que vem causando a doença COVID-19. A infecção pelo vírus causa sintomas como febre, fadiga e tosse seca, podendo evoluir para dispneia ou, em casos mais graves, síndrome respiratória aguda grave e óbito. A fisioterapia respiratória se concentra no manejo de condições respiratórias agudas e crônicas e visa melhorar a recuperação física após uma doença aguda. Diante disso, o objetivo deste estudo foi realizar uma revisão integrativa de literatura sobre quais são as principais demandas por reabilitação fisioterapêutica em pacientes pós-COVID-19. Metodologia: Para tanto, realizou-se uma busca na
Biblioteca Virtual da Saúde, e nas bases de dados SCIELO, Pubmed, LILACS e PEDro, para selecionar estudos de 2020 e 2021. Foram selecionados 06 estudos que abordam o tema. Os resultados e a discussão evidenciaram que as pessoas recuperadas da COVID-19 poderão apresentar vadiadas limitações físicas e funcionais, sendo assim necessitarão de assistência fisioterapêutica individualizada para reabilitação e retorno às atividades de vida diária e laborais. A fisioterapia desempenha papel importante na linha de frente e na retaguarda do enfrentamento à pandemia da COVID-19, sendo os profissionais fundamentais para o reestabelecimento da saúde das pessoas.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.