O aconselhamento genético nas práticas assistenciais do enfermeiro
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2023.006Palavras-chave:
Aconselhamento Genético, Enfermagem, GenéticaResumo
O DNA é um composto orgânico que contém informações genéticas no intuito de coordenar o desenvolvimento, funcionamento e transmissão das características hereditárias de cada ser vivo. Ao estudá-lo, grandes descobertas estão sendo realizadas, tais como a associação de genes específicos com a origem de muitas doenças que afligem a humanidade, permitindo assim, tratar ou prevenir essas patologias, repercutindo então, de forma significativa na área da saúde, criando novas demandas de conhecimento aos profissionais que nela atuam. Dentre eles, destacam-se os enfermeiros, que estão incluindo esses conhecimentos em suas práticas assistenciais em todo o mundo, tanto no ensino acadêmico, quanto na pesquisa e na educação dos pacientes. Esta pesquisa, que se trata de um estudo quantitativo/qualitativo, descritivo e exploratório de caráter transversal, teve como objetivo analisar o conhecimento dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde referente ao aconselhamento genético. Para tal, foi aplicado um questionário criado pelo pesquisador contendo questões abertas e fechadas. Para a análise das questões objetivas foi realizada uma estatística descritiva, utilizando-se os gráficos gerados pela plataforma Google Forms. Já a análise das questões discursivas foi organizada segundo Bardin, seguindo as três etapas de análise dos discursos. Através do estudo foi possível observar que os enfermeiros possuem um conhecimento básico a respeito do tema, que apresentam dificuldades para abordar a genética em suas consultas de enfermagem e não realizam o aconselhamento genético durante as suas práticas assistenciais e, o principal fator seria a falta de um instrumento que facilite a consulta voltada a genética.
Abstract
DNA is an organic compound that contains genetic information to coordinate the development, functioning and transmission of the hereditary characteristics of each living being. By studying it, great discoveries are being made, such as the association of specific genes with the origin of many diseases that afflict humanity, thus allowing to treat or prevent these pathologies, having a significant impact on health, generating new demands for knowledge. to the professionals who work there. Among them, nurses stand out, who are including this knowledge in their care practices around the world, both in academic teaching and in research and patient education. This quantitative/qualitative, descriptive and exploratory cross-sectional study aimed to analyze the knowledge of nurses in Primary Health Care about genetic counseling. For that, a questionnaire prepared by the researcher was applied, containing open and closed questions. For the analysis of the objective questions, a descriptive statistics was performed, using the graphs generated by the Google Forms platform. The analysis of discursive questions was organized according to Bardin, following the three stages of discourse analysis. Through the study, it was possible to observe that nurses have a basic knowledge on the subject, that they have difficulties to approach genetics in their nursing consultations and do not perform genetic counseling during their care practices, and the main factor would be the lack of a instrument that facilitates consultation focused on genetics.
Keywords: Genetic Counseling; Nursing; genetics.
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