Genetic counseling in nursing care practices
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2023.006Keywords:
Genetic Counseling, Nursing, GeneticsAbstract
DNA is an organic compound that contains genetic information to coordinate the development, functioning and transmission of the hereditary characteristics of each living being. By studying it, great discoveries are being made, such as the association of specific genes with the origin of many diseases that afflict humanity, thus allowing to treat or prevent these pathologies, having a significant impact on health, generating new demands for knowledge. to the professionals who work there. Among them, nurses stand out, who are including this knowledge in their care practices around the world, both in academic teaching and in research and patient education. This quantitative/qualitative, descriptive and exploratory cross-sectional study aimed to analyze the knowledge of nurses in Primary Health Care about genetic counseling. For that, a questionnaire prepared by the researcher was applied, containing open and closed questions. For the analysis of the objective questions, a descriptive statistics was performed, using the graphs generated by the Google Forms platform. The analysis of discursive questions was organized according to Bardin, following the three stages of discourse analysis. Through the study, it was possible to observe that nurses have a basic knowledge on the subject, that they have difficulties to approach genetics in their nursing consultations and do not perform genetic counseling during their care practices, and the main factor would be the lack of a instrument that facilitates consultation focused on genetics.
Resumo
O DNA é um composto orgânico que contém informações genéticas no intuito de coordenar o desenvolvimento, funcionamento e transmissão das características hereditárias de cada ser vivo. Ao estudá-lo, grandes descobertas estão sendo realizadas, tais como a associação de genes específicos com a origem de muitas doenças que afligem a humanidade, permitindo assim, tratar ou prevenir essas patologias, repercutindo então, de forma significativa na área da saúde, criando novas demandas de conhecimento aos profissionais que nela atuam. Dentre eles, destacam-se os enfermeiros, que estão incluindo esses conhecimentos em suas práticas assistenciais em todo o mundo, tanto no ensino acadêmico, quanto na pesquisa e na educação dos pacientes. Esta pesquisa, que se trata de um estudo quantitativo/qualitativo, descritivo e exploratório de caráter transversal, teve como objetivo analisar o conhecimento dos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde referente ao aconselhamento genético. Para tal, foi aplicado um questionário criado pelo pesquisador contendo questões abertas e fechadas. Para a análise das questões objetivas foi realizada uma estatística descritiva, utilizando-se os gráficos gerados pela plataforma Google Forms. Já a análise das questões discursivas foi organizada segundo Bardin, seguindo as três etapas de análise dos discursos. Através do estudo foi possível observar que os enfermeiros possuem um conhecimento básico a respeito do tema, que apresentam dificuldades para abordar a genética em suas consultas de enfermagem e não realizam o aconselhamento genético durante as suas práticas assistenciais e, o principal fator seria a falta de um instrumento que facilite a consulta voltada a genética.
Palavras-chave: Aconselhamento Genético; Enfermagem; Genética.
Downloads
References
BERTOLLO EMG, CASTRO R, CINTRA MTR, PAVARINO EC. O processo de Aconselhamento Genético. Arq. Ciênc. Saúde. 2013.
BURGUESE, 2018. Pós-graduação na enfermagem, como se desenvolver profissionalmente. Enfermagem de conteúdo (online). Disponível em: <https://enfermagemdeconteudo.com.br/pos-graduacao-na-enfermagem/>.
Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo. Parecer COREN-SP n°032/2011, aprova a Atuação do Enfermeiro na área de Genética. São Paulo; 2011.
COSTA, BUSTAMANTE e SILVA. Proposta de um instrumento para consulta de enfermagem. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 5, n. 1, p. 372-389, 29 abr. 2013. Disponível em: < https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/7550/4609>.
Chair, S. Y., Waye, M., Calzone, K., & Chan, C. (2019). Genomics education in nursing in Hong Kong, Taiwan and Mainland China. International nursing Review.
Faculdade de ciências médicas Santa Casa, São Paulo, 2021. Disponível em: <https://fcmsantacasasp.edu.br/blog/a-importancia-de-uma-pos-graduacao-para-a-area-de-enfermagem/>.
FEETHAM SL, WILLIAMS JK, editors. Genetics in Nursing. Geneva (CH):International Council of Nurses; 2004.
FLORIA-SANTOS M. Genome based health care: challenges to genetics education and nursing practice in Brazil. Proceedings of the 17th Annual International Society of Nurses in Genetics Conference; 2004 October 23-26, Toronto (CA): ISONG; 2004.
FLORIA-SANTOS et al. Perspectivas históricas do Projeto Genoma e a evolução da enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, v. 59, n. 3, p. 358-361, June 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.phpscript=sci_arttext&pid=S0034-71672006000300020&lng=en&nrm=iso>.
FLORIA-SANTOS, NASCIMENTO e CASTANHEIRA. Perspectivas históricas do Projeto Genoma e a evolução da enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem [online]. 2006, v. 59, n. Disponível em<https://www.scielo.br/j/reben/a/VZ4vfwn7pNzt9bTqv4mg6yz/?lang=pt>.
Guimarães CTL, Coelho GO. A importância do aconselhamento genético na anemia falciforme. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2010;15 Suppl 1:1733–40.DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000700085
JENKINS J, LEA D. Nursing care in the Genomic era: a case based approach. Resenha de Flória-Santos M, Nascimento LC. Texto Contexto Enfermagem. 2005 [citado em 2016 abr. 20];14(4):616-8. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072005000400020>.
JENKINS JF. Essentials of genetic and genomic nursing: competencies, curricula guidelines, and outcome indicators. 2nd ed. Silver Spring (US): ANA; 2008. Disponível em: <http://www.nursingworld.org/MainMenuCategories/EthicsStandards/Genetics-1/EssentialNursingCompetenciesandCurriculaGuidelinesforGeneticsandGenomics.pdf>.
MARIEL, 2021. Wanda Horta, a enfermeira que humanizou o cuidado de saúde. Rev. Time de Saúde (online). Disponível em: <https://timedesaude.com.br/comportamento/wanda-horta-enfermeira-cuidado-saude/>.
SCHANAIDER, Alberto. Integração das Ciências Básicas e Áreas Profissionais no Ensino de Graduação em Medicina. Revista Brasileira de Educação Médica. Brasília, v. 26, n. 1, pág. 67-70, abril de 2002. Disponível em <http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022002000100067&lng=en&nrm=iso>.
United States of America. Office of Science. Human genome Project information. Ethical, Legal, and Social Issues. USA: US Department of Energy; 2015. [Citado em 2016 abr. 20]. Disponível em <http://web.ornl.gov/sci/techresources/Human_Genome/project/timeline.shtml>.
VIEIRA et al. 2006. Mapeamento Genético de Caracteres Quantitativos e sua interação com o ambiente. Embrapa, Brasília, 2006. Disponível em: <https://enfermagemdeconteudo.com.br/a-importancia-da-pos-graduacao/>.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.