Percepção familiar sobre a qualidade de vida dos praticantes de Equoterapia
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.053Palavras-chave:
Crianças, Cavalos, Fisioterapia, Qualidade de vidaResumo
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de indivíduos com deficiências. O objetivo deste estudo
foi avaliar a percepção dos pais e/ou responsáveis referente à qualidade de vida das crianças que praticam Equoterapia nas categorias: Socialização, cognição, autonomia/independência e aspectos comportamentais. Trata-se de um estudo de natureza aplicada, de caráter
descritivo com abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Foram entrevistados no total 34 participantes, sendo pais e/ou responsáveis pelos praticantes de Equoterapia, que estavam matriculados há pelo menos 04 semanas. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista e a mesma ocorreu de forma individual e presencial. 94% dos participantes do estudo relataram terem percebido alguma melhora na socialização. 91% alguma melhora nos aspectos cognitivos, 79,5% alguma melhora na autonomia e independência e 100% relataram comportamentos cooperativos, calmos e felizes após a equoterapia. Sob a visão dos familiares, a qualidade de vida destas crianças é afetada positivamente quando praticam Equoterapia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.