Freud, um aprendiz de Shakespeare?
Uma análise da interação entre a obra "Macbeth" de Shakespeare e a teoria psicanalítica freudiana
DOI:
https://doi.org/10.70406/2176-6509.2024.265Palavras-chave:
Shakespeare, Freud, Psicanálise, MacbethResumo
O presente artigo investiga as características psicológicas e psicanalíticas dos protagonistas Macbeth e Lady Macbeth na peça "Macbeth" de William Shakespeare, com o propósito de conectar a obra literária de Shakespeare à teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Através de uma análise qualitativa, fundamenta-se nos dados biográficos de Freud e nas interpretações de renomados críticos literários, como Harold Bloom e o filósofo Hegel. São examinadas duas versões da peça: uma adaptação em prosa por Júlio Emílio Braz (2021) e uma versão teatral adaptada por Rafael Raffaelli (2008). Os resultados evidenciam uma afinidade entre Freud e Shakespeare, destacando a influência duradoura do autor na perspectiva de Freud acerca da natureza humana.
Abstract
This article investigates the psychological and psychoanalytic characteristics of the protagonists Macbeth and Lady Macbeth in the play "Macbeth" by William Shakespeare, with the purpose of connecting Shakespeare's literary work to Sigmund Freud's psychoanalytic theory. Through a qualitative analysis, it is based on Freud's biographical data and on the interpretations of renowned literary critics, such as Harold Bloom and the philosopher Hegel. Two versions of the play are examined: a prose adaptation by Júlio Emílio Braz (2021) and a theatrical version adapted by Rafael Raffaelli (2008). The results show an affinity between Freud and Shakespeare, highlighting the author's lasting influence on Freud's perspective on human nature.
Keywords: Shakespeare; Freud; Psychoanalysis; Psychology; Macbeth.
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