Freud, um aprendiz de Shakespeare? Uma análise da interação entre a obra "Macbeth" de Shakespeare e a teoria psicanalítica freudiana

Freud, um aprendiz de Shakespeare?

Uma análise da interação entre a obra "Macbeth" de Shakespeare e a teoria psicanalítica freudiana

Authors

DOI:

https://doi.org/10.70406/2176-6509.2024.265

Keywords:

Shakespeare;, Freud;, Psychoanalysis;, Psychology;, Macbeth

Abstract

This article investigates the psychological and psychoanalytic characteristics of the protagonists Macbeth and Lady Macbeth in the play "Macbeth" by William Shakespeare, with the purpose of connecting Shakespeare's literary work to Sigmund Freud's psychoanalytic theory. Through a qualitative analysis, it is based on Freud's biographical data and on the interpretations of renowned literary critics, such as Harold Bloom and the philosopher Hegel. Two versions of the play are examined: a prose adaptation by Júlio Emílio Braz (2021) and a theatrical version adapted by Rafael Raffaelli (2008). The results show an affinity between Freud and Shakespeare, highlighting the author's lasting influence on Freud's perspective on human nature.

Resumo

O presente artigo investiga as características psicológicas e psicanalíticas dos protagonistas Macbeth e Lady Macbeth na peça "Macbeth" de William Shakespeare, com o propósito de conectar a obra literária de Shakespeare à teoria psicanalítica de Sigmund Freud. Através de uma análise qualitativa, fundamenta-se nos dados biográficos de Freud e nas interpretações de renomados críticos literários, como Harold Bloom e o filósofo Hegel. São examinadas duas versões da peça: uma adaptação em prosa por Júlio Emílio Braz (2021) e uma versão teatral adaptada por Rafael Raffaelli (2008). Os resultados evidenciam uma afinidade entre Freud e Shakespeare, destacando a influência duradoura do autor na perspectiva de Freud acerca da natureza humana.

Palavras-Chave: Shakespeare; Freud; Psicanálise; Psicologia; Macbeth.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luana Rodrigues Rocha, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Discente do Curso de Psicologia

Wendel Expedito Batista Martins, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Diplomado em Psicologia pelo Centro Universitário de Viçosa, Especialista em Saúde Mental pela Faculdade Dom Alberto, Mestre na área de Trabalho, Consumo e Cultura pelo Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Doutorando em Psicologia pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales- UCES. É Chefe do departamento Pedagógico do Ensino Fundamental II da Secretaria Municipal de Educação de Ponte Nova, professor, supervisor e Coordenador de Estágio do curso de Psicologia da Faculdade Dinâmica Vale do Piranga (FADIP)). Atua nas seguintes áreas: Clínica Psicanalítica; Psicologia e Saúde; Psicologia Hospitalar; Saúde Mental; Saúde do Trabalhador; Saúde da Família; Psicologia Organizacional; Psicologia Escolar e Educacional e Psicologia do Desenvolvimento Humano. Além disso, é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE - FADIP).

References

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BELANGER, J.; DALLEY, K. A enciclopédia dos pesadelos: a interpretação dos seus sonhos mais sombrios. Rio de Janeiro: Prestígio, 2007.

BLOOM, H. O Cânone Ocidental: Os Livros e a Escola do Tempo. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2010.

CARVALHO, L. M. de. Shakespeare Reciclado: Uma Adaptação Cinematográfica De A Megera Domada No Filme 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você. Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufes.br/items/073b919b-0704-49fc-a972-338bd9cb2578. Acesso em 31 jul. 2024.

FREITAS, L. A. P. Freud e Machado de Assis: uma interseção entre psicanálise e literatura. Mauad Editora Ltda, 2001.

FREUD, S. Interpretação dos Sonhos (1900). In: FREUD, S. Obras Completas [de] Sigmund Freud Volume 4. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FREUD, S. Sobre tipos neuróticos de adoecimento: Neurose, psicose, perversão. In: FREUD, S. Obras incompletas de Sigmund Freud. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.

FREUD, S. O delírio e os sonhos na Gradiva, Análise da fobia de um garoto de cinco anos e outros textos (1906-1909). In: FREUD, S. Obras Completas [de] Sigmund Freud Volume 8. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

FREUD, S. O eu e o id, “Autobiografia” e outros textos. In: FREUD, S. Obras Completas [de] Sigmund Freud Volume 16. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

FREUD, S. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos. In: FREUD, S. Obras Completas [de] Sigmund Freud Volume 12. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

FREUD, S. O Moisés de Michelangelo. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1987.

FREUD, S. Alguns tipos de caráter encontrados no trabalho psicanalítico (1916). In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

FREUD, S. A história do movimento psicanalítico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos. In: FREUD, S. Edição Standard Brasileira das Obras psicológicas Completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

GONDAR, J. Tragédia grega, tragédia moderna: Lady Macbeth e Medeia. As paixões segundo Shakespeare: ontem, hoje, sempre. Revista Cinema, v. 5, n. 4, p. 47-65, 2017. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/bivipsil/resource/es/psa-1720. Acesso em 3 abr. 2023.

HEGEL, G. W. F. Estética: A ideia e o ideal. Lisboa: Guimarães Editores, 2005.

HEGEL, G. W. F. Werke in Zwanzig Bänden 1: Frühe Schriften. Theorie Werkausgabe. Frankfurt: Suhrkamp, 1974.

MONTAIGNE, M. E de. Ensaios. Brasília: UnB, 1987.

MORAES GODOY, A. S. de. O dilema do libre-arbítrio em Macbeth, de William Shakespeare. Revista Crítica de la Historia de las Relaciones Laborales y de la Política Social, n. 10, p. 11-27, dez. 2015. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5743992. Acesso em 30 jun. 2023.

MOREIRA, M. E. Cânone e cânones: um plural singular. Letras, n. 26, p. 89–94, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/letras/article/view/11883. Acesso em 15 jun. 2023.

POLIDÓRIO, V. MACBETH – UMA HISTÓRIA DE TERROR. Espaço Plural, v. 14 n. 28, p. 198–209, 2000. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445944241010. Acesso em 22 ago. 2023.

SEGER, D. Da F.; SOUSA, E. L. A. de. Composições possíveis: Psicanálise, música e utopia. Tempo psicanalítico v. 45, n. 1, p. 61-73, 2013. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S0101-48382013000100005&script=sci_abstract. Acesso em 18 jul. 2023.

SHAKESPEARE, W. Hamlet. São Paulo: Editora 34, 2008a.

SHAKESPEARE, W. Macbeth. Florianópolis: Cadernos de pesquisa interdisciplinar de ciências humanas, 2008b.

SHAKESPEARE, W. Macbeth. Jandira: Editora Principis, 2021.

ZIMERMAN, D. E. Fundamentos psicanalíticos: teoria, técnica e clínica: uma abordagem didática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007.

Published

2024-09-26

How to Cite

Rodrigues Rocha, L., & Expedito Batista Martins, W. (2024). Freud, um aprendiz de Shakespeare? Uma análise da interação entre a obra "Macbeth" de Shakespeare e a teoria psicanalítica freudiana. CIÊNCIA DINÂMICA, 15, e152406. https://doi.org/10.70406/2176-6509.2024.265
Loading...