Estruturação de equipes em squads em uma empresa do setor de telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.014Palavras-chave:
Metodologia ágil, squad, gestão de pessoas, gestão de projetosResumo
Este estudo tem como objetivo a identificação dos benefícios de se estruturar as equipes de trabalho em squads, pequenas equipes multidisciplinares, assim como identificar o que mudou para os colaboradores que passaram a trabalhar nesta nova configuração. De natureza quantitativa, a pesquisa se classifica quanto aos fins, como descritiva, e, quanto aos meios, como pesquisa de campo. Como justifica do estudo, verifica-se que há poucos trabalhos acadêmicos a respeito do assunto desenvolvidos com foco em outras áreas das empresas, além das áreas de tecnologia. Portanto, análise a respeito dos squads implantados em gestão de pessoas se fez necessário. Os resultados desta pesquisa apontam que para o colaborador houve ganho de conhecimento, desenvolvimento de habilidades, de visão estratégica e sistêmica, tiveram mais autonomia e motivação a partir do momento em que enxergaram seu trabalho com maior relevância. Já para a empresa notou-se maior eficiência, ritmo e celeridade aos processos, diminuição nos custos, aplicação de inovações em diversas áreas, redução de níveis hierárquicos e as suas estratégias passaram a ser rapidamente disseminadas e implantadas. Como o trabalho foi realizado na área de gestão de pessoas, sugere-se como indicação de pesquisas futuras, abordar o tema em outras áreas da empresa ou em empresas de outros setores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.