Estudo da Ativação Neuromuscular do Dorso nas Lombalgias em Professores da Faculdade Dinâmica de Ponte Nova
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.004Resumo
Introdução: A identificação do desequilíbrio dos músculos do dorso como os Multifidos e Iliocostais pode evitar ou minimizar as disfunções osteomusculares relacionados a postura como as lombalgias crônicas. Umas das estratégias de analisar a atividade elétrica muscular decorrente da contração muscular é através da eletromiografia de superfície. Objetivo: Analisar a atividade elétrica dos músculos Multifidos e Iliocostais em professores da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, Ponte Nova, Minas Gerais. Materiais e métodos: Os participantes foram alocados em dois grupos de acordo com a existência ou não de dor lombar: grupo lombalgia (GL) (n=13) e grupo controle (GC) (n=6). Cada participante realizou uma tarefa de flexão e extensão da coluna e a atividade elétrica dos músculos Multifidos e Iliocostal foi registrada pela eletromiografia. Após a coleta, os dados foram analisados através do software estatístico Stata® e apresentados sobre a forma de quadros. Resultado: Verificou-se que ao nível 5% de significância, apenas a diferença média entre o musculo Iliocostais direito e esquerdo foi significativa. Desta forma, com base no sinal do coeficiente estimado para a variável Iliocostais, observou-se que, quanto maior for a diferença entre o Iliocostal direito e esquerdo, preservada as demais condições, maior será a probabilidade do professor sentir dor. Conclusão: O grupo Lombalgia obteve maior diferença entre a ativação bilateral durante a execução da tarefa, indicando desequilíbrio muscular, principalmente no músculo Iliocostal associado a dores na coluna em professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.