A importância da odontologia legal na identificação humana
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.013Palavras-chave:
Odontologia legal, Antropologia Forense, DesastresResumo
A ocorrência de catástrofes naturais e provocadas pelo homem, por muitas vezes apresentam vitimas fatais, tornando de extrema importância a utilização dos métodos de identificação forense, com o objetivo de acelerar o reconhecimento das pessoas. A presente revisão de literatura tem como objetivo, evidenciar a importância da pratica forense e da utilização das suas técnicas especificas, para identificar a idade e gênero através da arcada dentária, rugoscopia palatina, DNA, características cranianas e mandibulares, reforçando desta forma importância da odontologia legal para se realizar a identificação humana. Foi realizada uma revisão de literatura, utilizando-se as bases de dados Pubmed e Scielo, incluindo artigos do período de 2015 a 2019. O exame antropológico visa estabelecer, sexo, idade, raça, estatura, e evidenciar a causa da morte e com o auxílio da odontologia pode-se chegar à identificação por meio da arcada dentária, DNA dentário, rugoscopia palatina, sexo através das características cranianas, estimativa de idade pelos dentes e ângulo mandibular. A odontologia legal, através de métodos de identificação forense auxilia na identificação de corpos, em um tempo mais rápido, sendo de extrema importância em casos de catástrofes de grandes proporções. O odontologista tem extrema relevância no processo de identificação das vítimas, os quais são sempre responsáveis por parcela significativa dos reconhecimentos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.