-
149
-
36
-
35
-
33
-
23
Plágio e Similaridade
Fonte:
Verificação e Políticas contra Plágio
Como realizamos a verificação de plágio? Antes de passarem pela avaliação dos pares, os manuscritos submetidos à Revista Saúde Dinâmica são analisados através do software Plagius Professional ou ferramenta similar para detecção de plágio. Qualquer suspeita identificada será revisada manualmente pela Comissão Editorial, que seguirá diretrizes e normas sobre plágio acadêmico disponíveis nos links abaixo.
A revista entrará em contato com os autores em caso de confirmação de suspeitas. Nesses casos, a Comissão tem como objetivo publicar apenas trabalhos originais, em conformidade com seu Código de Ética e Conduta. É princípio da revista informar seus autores e coautores sobre as práticas de plágio mais comuns, a fim de promover a conscientização e prevenção.
O que é considerado como plágio? Plágio é o ato de copiar ou usar ideias, palavras, imagens, entre outros, de outra pessoa sem dar o devido crédito. Isso pode incluir copiar textos de fontes sem citar a fonte original, usar imagens ou gráficos sem permissão ou até mesmo apresentar ideias de outras pessoas como sendo suas. Em contextos acadêmicos, profissionais e artísticos, o plágio é considerado antiético e pode resultar em consequências sérias. É sempre importante citar corretamente as fontes e dar crédito a quem o merece.
O que o programa Plagius Professional faz? O Plagius Professional é um software projetado para ajudar na detecção de plágio em documentos e textos. Ele oferece ferramentas para comparar o texto inserido com uma variedade de fontes, incluindo a internet, bancos de dados acadêmicos e outros documentos. O programa pode destacar trechos suspeitos de plágio e fornece relatórios detalhados sobre as semelhanças encontradas. Essa ferramenta é útil para professores, escritores, estudantes e profissionais que desejam garantir a originalidade de seus trabalhos. No entanto, o software não consegue identificar plágio diretamente; somente uma análise manual pode validar se realmente ocorreu uma "apropriação indevida" de ideias.(Plagius, 2024)