Transtorno do espectro autista
Atualização
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.036Palavras-chave:
Atenção básica, Transtorno do espectro autista, Atenção primária, Sistema Único de SaúdeResumo
O Transtorno do Espectro Autista é caracterizado por distúrbios na linguagem e na interação social, além de interesses e comportamentos restritos e repetitivos. É possível observar o número crescente de diagnósticos que, apesar de diversos motivos controversos, tornam o autismo uma questão de saúde pública. Este estudo tem como objetivo analisar os maiores desafios enfrentados pelos autistas e seus familiares na Atenção Básica de Saúde. Segundo o levantamento bibliográfico, os maiores desafios encontrados estão baseados na falta de conhecimento dos profissionais de saúde sobre o transtorno, acarretando na identificação e diagnóstico tardio e, consequentemente uma demora na intervenção terapêutica. Na maioria dos casos, os profissionais da Atenção Primária fazem parte do primeiro contato do paciente no Sistema Único de Saúde e a falta de conhecimento dos mesmos acerca do autismo acarreta em dificuldades na orientação das famílias, equipes que o acompanham e nas intervenções necessárias. A identificação precoce permite uma intervenção adequada nos primeiros anos de vida, nos quais ocorrem melhor aproveitamento e desenvolvimento de atividades funcionais devido a neuroplasticidade. Quando isso não ocorre, anos de intervenções terapêuticas são perdidos, dificultando o desenvolvimento da criança. Diante do estudo realizado, observamos a necessidade de ampliar a qualificação e conhecimento dos profissionais de saúde da Atenção Primária.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.