Alimentação, anemia e desnutrição em crianças em fase pré-escolar
Uma revisão
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.010Keywords:
Alimentação do pré-escolar, anemia ferropriva, deficiência nutricional do pré-escolarAbstract
O presente artigo traz uma revisão de literatura com o objetivo de avaliar o consumo alimentar, a presença de anemia e desnutrição em pré-escolares assim como a associação entre esses fatores. A pesquisa foi realizada na base de dado eletrônica, Scopus, nos quais foram selecionados artigos originais, publicados entre os anos 2010 a 2019, em inglês e português, sendo utilizado os descritores de assunto “Alimentação Escolar_Desnutrição”, “Alimentação Escolar_Anemia”, “School_Feeding-and-Pre-School-Anemia”, “School_Feeding-and-Pre-School-Malnutrition”. Foram encontrados 591 artigos e destes 9 foram selecionados a partir da leitura do resumo/artigo completo. Os artigos selecionados eram do Brasil ou de países da África. Por meio da leitura dos artigos pode-se concluir que apesar das políticas públicas implementadas nos países, principalmente nos países mais pobres, ainda é relevante o número de crianças em fase pré-escolar que apresentam deficiências nutricionais como anemia e desnutrição. Os fatores socioeconômicos como renda familiar, grau de escolaridade, saneamento básico, dentre outros são responsáveis por grande parte destas deficiências.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.