Hypertension in children: a literature review of the last 10 years
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2023.005Keywords:
Childhood hypertension, hypertension, pediatric hypertensionAbstract
Introduction - Systemic Arterial Hypertension (SAH), a multifactorial chronic disease whose definition is the persistent elevation of blood pressure (BP), has increased among pediatric patients and is often diagnosed late. Objective - To identify in the literature over the last 10 years the main causes of SAH in children, as well as the importance of early detection and treatment. Methodology - Qualitative bibliographic study. The search for scientific production was conducted in the databases Virtual Health Library (VHL) and the National Library of Medicine (Pubmed), using the descriptors "hypertension", "children", "children". The Boolean operator used was AND. Results and Discussion - From the five (5) articles selected, it is observed that all authors related childhood SAH to obesity, two (2) presented the importance of the new diagnostic guidelines for BP from the American Pediatric Association (2017), and only one (1) addressed communication between the health professional and the child and his family during the discovery of SAH in consultations. Conclusion - Pediatric SAH is poorly addressed. Prevention, screening, diagnosis, and treatment reduce the level of complications, improve quality of life, and contribute to a healthy adulthood.
Resumo
Introdução – A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), doença crônica multifatorial cuja definição é a elevação persistente da pressão arterial (PA), tem aumentado entre os pacientes pediátricos e por muitas vezes é diagnosticada tardiamente. Objetivo - Identificar na literatura correspondente aos últimos 10 anos as principais causas da HAS em crianças, bem como a importância da descoberta precoce e seu tratamento. Metodologia - Estudo bibliográfico qualitativo. A busca das produções científicas foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e a National Library of Medicine (Pubmed), utilizando os descritores “hipertensão arterial”, “infantil”, “crianças”. Como operador booleano foi utilizado o AND. Resultados e Discussão – A partir dos cinco (5) artigos selecionados, observa-se que todos os autores relacionaram a HAS infantil com a obesidade, dois (2) apresentaram a importância das novas diretrizes diagnósticas para PA da Associação Americana de Pediatria (2017) e apenas um (1) abordou a comunicação entre o profissional da saúde e a criança e sua família durante a descoberta da HAS nas consultas. Conclusão – A HAS pediátrica é pouco abordada. Prevenir, rastrear, diagnosticar e tratar reduz o nível de complicações, melhora a qualidade de vida e contribui para uma fase adulta saudável.
Palavras-Chave: Hipertensão arterial infantil; hipertensão arterial; hipertensão pediátrica
Downloads
References
AZEVEDO, L. Educação em hipertensão arterial na estratégia de saúde da família Dona Heloína, Brasília de Minas – Minas Gerais; 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/icse/a/jFpL4mq3tnz8fCMt6Q8RfTx/?lang=pt.
BARROSO, W. et al. Diretrizes brasileiras de hipertensão – 2020. Arquivo Brasileiro de Cardiologia, 2021. Disponível em http://departamentos.cardiol.br/sbc-dha/profissional/pdf/Diretriz-HAS-2020.pdf.
BISMAR, N.; BARLOW, S.; TURER, C. Comunicação do pediatra sobre pressão alta em crianças com sobrepeso/obesidade durante consultas de puericultura. 2020. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31783183/.
BRASIL. Lei 8.069, art. 2, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm#:~:text=Art.%202%C2%BA%20Considera%2Dse%20crian%C3%A7a,e%20um%20anos%20de%20idade.
CARVALHO, M. et al. A influência da hipertensão arterial na qualidade de vida. Arquivo brasileiro de cardiologia,100(02):164 – 174; 2013. Disponível em https://www.scielo.br/j/abc/a/nDbtL3y4fFjbRLv3TT8Nxvj/?lang=en.
CHAVES, E. et al. Acompanhamento da pressão arterial: estudo com crianças e adolescentes com história familiar de hipertensão. Revista Gaúcha de Enfermagem, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/j/rgenf/a/MhmDg55DttfgHQ6khrPy5Vw/abstract/?lang=pt.
CONCEIÇÃO, R.; SOUZA, I. Hipertensão arterial na infância: uma revisão de literatura; 2021.
COSTA, Y. et al. O papel educativo do enfermeiro na adesão ao tratamento da hipertensão Arterial Sistêmica: revisão integrativa da literatura. O Mundo da Saúde, São Paulo. 2014. Disponível em http://www.saocamilo-sp.br/pdf/mundo_saude/155566/A12.pdf.
EID, L. et al. Hábitos alimentares e fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica em escolares. Archives of health sciences, 2018. Disponível em http://www.cienciasdasaude.famerp.br/index.php/racs/article/view/1396.
FARIAS, S. et al. Hipertensão Arterial Sistêmica em Crianças. Revista JRG de Estudos Acadêmicos, vol. 1; 2018.
GARVICK, Sarah et al. Diretrizes para triagem e tratamento da hipertensão em crianças. JAAPA, vol. 34, edição 1; 2021. Disponível em https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/33315729/.
GIL, A. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KOCH, V. Recomendações – Atualização de condutas em pediatria; nº34. Sociedade de Pediatria de São Paulo; 2007.
MACIEL, M. Educação em Saúde: Conceitos e Propósitos. Cogitare Enfermagem, 2009.
MARQUES, A. et al. Fatores associados à hipertensão arterial: uma revisão sistemática. Ciência e Saúde Coletiva, 2020. Disponível em https://doi.org/10.1590/1413-81232020256.26972018.
MOURA, A.; NOGUEIRA, M. Enfermagem e educação em saúde de hipertensos: revisão da literatura. J Manag Prim Health Care, 2013. Disponível em https://www.jmphc.com.br/jmphc/article/view/165.
MORAES, L.; et al. Pressão arterial elevada em crianças e sua correlação com três definições de obesidade infantil. Arquivo Brasileiro de Cardioloia; 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/abc/a/xQrtxvVBVc96xpZg6hHXDbF/abstract/?lang=pt.
RUTIGLIANO, I; FILIPPO, G; CAMPANOZZI, A. Hipertensão relacionada à obesidade em pediatria, o impacto das diretrizes da Academia Americana de Pediatria. Nutrients, 2021. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8398436/.
SALGADO, C.; CARVALHAES, J. Hipertensão arterial na infância. Jornal de Pediatria. Sociedade Brasileira de Pediatria, 2003. Disponível em https://www.scielo.br/j/jped/a/DHc9RJFBK7J7bkxnknnKbRB/abstract/?lang=pt.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Hipertensão Arterial na infância e na adolescência; nº2. Abril, 2019. Disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/21635c-MO_-_Hipertensao_Arterial_Infanc_e_Adolesc.pdf.
SOUSA, A. et al. A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da Fucamp, 2021.
TIU, A.; BISHOP, M.; VILLAR, V. Hipertensão pediátrica primaria: compreensão atual e conceitos emergentes., 2017. Disponível em https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6314210/.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.