Comparison of nursing diagnosis and interventions in patients with heart failure in the outpatient and hospital scope

Comparison of nursing diagnosis and interventions in patients with heart failure in the outpatient and hospital scope

Authors

DOI:

https://doi.org/10.4322/2675-133X.2023.001

Keywords:

HeartFailure, NursingDiagnoses, Nursing Interventions.

Abstract

Objective: to compare, in the literature, scientific publications that address nursing diagnoses (Taxonomy NANDA-I) in patients with heart failure in outpatient and hospital settings and, from there, outline the main nursing interventions (Taxonomy NIC) were performed. Method: PICO integrative review strategy carried out in the VHL and PubMed databases, including master's and/or doctoral dissertations, articles published from 2021 to 2011, (for VHL) and 2021 to 2017 (for PubMed in English) , is Portuguese. Results: 19 publications were included, finding a total of 76 nursing diagnoses, some of them with greater problems, such as Anxiety (6.6%); Decreased Cardiac Output (10.5%); Fatigue (6.2%); Activity Intolerance (7.9%). Discussion: hospital nursing diagnoses associate HF decompensation, such as Ineffective Peripheral Tissue Perfusion and Deficient/Excessive Fluid Volume, which requires complementary interventions, such as Oxygen Therapy and Shock Control: Cardiogenic. On the other hand, outpatient diagnoses refer to periods of risk stability, such as Ineffective Family Health Control and Related to Imbalance, requiring basic interventions, such as Care Support and Hydroelectrolytics. Conclusion: these solutions contribute to optimization in choosing the most efficient therapy for each patient, the decompensation of reduction as well as (re)internal rates.

Resumo

Objetivo: comparar, na literatura, publicações científicas que abordam diagnósticos de enfermagem (Taxonomia NANDA-I) nos pacientes com Insuficiência Cardíaca nos âmbitos ambulatoriais e hospitalares e, a partir deles, traçar as principais intervenções de enfermagem (Taxonomia NIC) a serem realizadas. Método: revisão integrativa estratégia PICO realizada nas bases da dados BVS e PubMed, incluindo artigos e dissertações de mestrado e/ou doutorado, publicados nos períodos de 2021 a 2011, (para BVS) e 2021 a 2017 (para PubMed), nos idiomas inglês e português. Resultados: foram incluídas 19 publicações, encontrando, no total, 76 diagnósticos de enfermagem, sendo alguns com maiores incidências, como Ansiedade (6,6%); Débito Cardíaco Diminuído (10,5%); Fadiga (6,2%); Intolerância à Atividade (7,9%). Discussão: os diagnósticos de enfermagem hospitalares associam a descompensação da IC, como Perfusão Tissular Periférica Ineficaz e Volume de Líquidos Deficiente/Excessivo, o que requer intervenções complexas, como Oxigenoterapia e Controle do Choque: Cardiogênico. Já os diagnósticos ambulatoriais relacionaram-se aos períodos de estabilidade, como Controle Familiar Ineficaz da Saúde e Risco para Desequilíbrio de Líquidos, necessitando de intervenções básicas, como Apoio ao Cuidador e Controle Hidroeletrolítico. Conclusão: estas evidências contribuirão para otimização na escolha da terapêutica mais eficiente para cada paciente, diminuindo a descompensação bem como redução das taxas de (re)internação.

Palavras-chaves: Insuficiência Cardíaca; Diagnósticos de Enfermagem; Intervenções de Enfermagem.

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Author Biographies

Victor Martins Fontoura, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Victor Martins Fontoura é diplomado em Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga. Pós-graduando em Cardiologia e Hemodinâmica pela Faculdade Bookplay. Docente de Ciências para os anos finais do ensino fundamental da Escola Municipal José Maria da Fonseca, vinculada a Rede Municipal de Ensino na cidade de Ponte Nova/MG. É Pesquisador pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação de Profissionais da Educação (GEPPFOR-UFV), atuando como pesquisador na linha de Metodologias Ativa e Alfabetização Tecnológica onde desenvolve pesquisas voltadas à metodologias ativas e estratégias educacionais de aprendizagem que se valham de recursos digitais educacionais, das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) e TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação), do pensamento computacional, do letramento digital e das competências digitais, enfim, temáticas que tragam para o centro da discussão a tecnologia e seu emprego na área educacional, em seus variados níveis, temáticas que também fazem parte do seu cotidiano de trabalho como educador na educação básica. Foi coordenador das Unidades de Internação da Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/FADIP), com ênfase em Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem em pacientes com Insuficiência Cardíaca. Presidiu a Liga Acadêmica Assistencial - Saúde Mental em Enfermagem (LAASME/FADIP) durante a gestão 2022-2023. Atuou na área de ensino e introdução à docência como monitor das disciplinas de Fisiologia e Imunologia para os cursos de graduação em Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Fisioterapia da FADIP. Idealizou e liderou o Grupo de Estudos intitulado "Genética: Fundamentos e Prática" para os cursos de ciências da saúde da FADIP. Participou, como membro, no projeto de extensão Primeiros Socorros que ofertou cursos e treinamentos voltados para a área de educação continuada e educação permanente em suporte básico de vida e suporte avançado de vida. Atuou também, como membro, do projeto de extensão intitulado Ambulatório na Rua (ANR), que teve como objetivo principal realizar ações em saúde para pessoas em situações de rua. Foi estagiário voluntário do Serviço de Assistência Médica Municipal de Urgência (SAMMDU), onde pode aprimorar seus conhecimentos teórico-práticos no cuidado de enfermagem nas esferas administrativas, assistenciais e educacionais. Seus trabalhos estão atrelados a Sistematização do Atendimento em Enfermagem (SAE) por meio do Processo de Enfermagem (PE), Cardiologia, Psiquiatria e Educação Continuada/Educação Permanente.

Vanessa Alves da Silva Rodrigues, Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC/UFF). Pós-Graduada em Sexualidade Humana. Pós-graduada em Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica e Mestre em Ciências Cardiovasculares pela Universidade Federal Fluminense. Experiência em linha de pesquisa de Sistematização da Assistência de Enfermagem (GESAE), insuficiência cardíaca e sexualidade humana. Projeto desenvolvido na área de Sexualidade em Pacientes com Insuficiência Cardíaca. Experiência como perita clínica em diagnóstico de enfermagem noprojeto de pesquisa do grupo de Sistematização da Assistência de Enfermagem a pacientes com Insuficiência Cardíaca (GESAE_IC). Experiência em professora em escola preparatória para concurso público e curso técnico de enfermagem. Experiência em coordenação na Escola Técnica de enfermagem da Cruz Vermelha Brasileira - RJ. Experiência como enfermeira coordenadora na Segurança do Paciente e enfermeira supervisora na unidade de internação do Hospital Arnaldo Gavazza Filho. Atualmente coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga, Professora da Faculdade Dinâmica do Vale do Piranga e Enfermeira Supervisora de Estágio no Hospital Arnaldo Gavazza Filho. Experiência com projeto de extensão na área de Sexualidade, Primeiros Socorros e Humanização.

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Published

2023-08-08

How to Cite

Martins Fontoura, V., & Alves da Silva Rodrigues, V. (2023). Comparison of nursing diagnosis and interventions in patients with heart failure in the outpatient and hospital scope. SAÚDE DINÂMICA, 5(1), 1–28. https://doi.org/10.4322/2675-133X.2023.001
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