Rinosporidiose
Uma doença rara ou mal diagnosticada?
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.037Palavras-chave:
Rinosporidiose, Pólipos nasais, Infecções por Mesomycetzoea, HiperplasiaResumo
A Rinosporidiose é uma doença de evolução lenta e processo inflamatório crônico, caracterizando-se pelo aparecimento de lesões polipoides nas mucosas, principalmente nasais e oculares. É causada pelo agente etiológico Rhinosporidium seeberi, um microrganismo hidrofílico que infecta peixes, anfíbios e mamíferos, como os seres humanos. Sendo hidrofílico seu acometimento em humanos é significativamente maior nos que entram em contato com água estagnada. Clinicamente, a sintomatologia depende diretamente do local acometido, podendo apresentar rinorreia e epistaxe nos acometimentos nasais e hemolacria e epífora em acometimentos oculares. Por mais que os papilomas pedunculados apresentados sejam atípicos, o diagnóstico diferencial ainda é importante visto todos os possíveis locais de acometimento, neste caso, o diagnóstico definitivo só pode ser alcançado por um exame histopatológico, vista a cultura do patógeno ser inviável. A doença pode ser recidiva mesmo quando se opta pela remoção cirúrgica, o tratamento de escolha, isso, provavelmente, decorre da disseminação dos endósporos para o tecido adjacente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.