Mudanças ambientais de origem antrópica e sua relação com o adoecimento humano
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.003Palavras-chave:
adoecimento humano, saúde coletiva, saúde ambientalResumo
A incidência e a distribuição de certas doenças são consequências de mudanças ecossistêmicas e da exposição aos fatores de risco, proporcionados pelo ambiente urbano. O reconhecimento da natureza como um recurso a ser explorado pelo homem, enfatizou a ligação antagônica que o homem estabeleceu com seu ambiente; utilizando das habilidades adquiridas para agredir seu espaço, causando diversos impactos ambientais. Esses vêm se tornando, ao longo da história, mais significativos pela frequência em que ocorrem e a intensidade a qual estão associados. Nesse sentido, este ensaio é uma reflexão sobre os conhecimentos científicos publicados em artigos e livros texto sobre as alterações ambientais e a relação com a saúde humana. As palavras-chave utilizadas para busca foram “adoecimento humano”, “saúde coletiva”, “saúde ambiental”, “desequilíbrios ambientais”+”doenças”, “ecologia médica”; nas plataformas Scielo, Pubmed, Google Acadêmico e Science Direct, sem restrição de período e idioma. Além disso, foram utilizados livros texto e literatura cinzenta. As modificações de habitat, as mudanças climáticas e os desastres ambientais estão entre os desequilíbrios que causam múltiplos efeitos na saúde, como doenças infecciosas, transtornos pós-traumáticos e óbito. Desta forma, tornam-se necessárias medidas integrativas que visem abastecer o sistema com informações relevantes sobre quaisquer mudanças nos fatores ambientais que possam proporcionar o adoecimento humano.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.