Cultura da Cesariana
Fatores relacionados a alta taxa do procedimento no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.008Palavras-chave:
cesariana, incidência, gestantes, parto normalResumo
O Brasil é um dos líderes na realização de cesarianas no mundo, mesmo diante dos riscos do procedimento quando comparado ao parto normal. Nesse sentido, este estudo apresenta como objetivos: analisar os possíveis fatores relacionados a essa escolha, demonstrar o papel da mulher e do médico na tomada de decisão e compilar possíveis alternativas para diminuição do alto índice deste procedimento. Para alcançar os objetivos propostos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados Scielo e Lilacs e foram selecionados 31 artigos, disponíveis online. Após fichamento desses periódicos, foi possível constatar que a alta incidência de cesarianas é resultado, principalmente, da falta de informação, sobre a cirurgia, por parte da gestante e do interesse do profissional obstetra pela realização de tal procedimento. Os trabalhos analisados sugerem, ainda, que ações de incentivo ao parto normal, como: a desmistificação da dor e do sofrimento, a divulgação dos benefícios e a melhor remuneração e assistência pelo acompanhamento do trabalho de parto normal podem reverter o atual quadro brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.