Determinação da qualidade físico-química e microbio´lógica do queijo minas frescal artesanal comercializado em uma cidade da Zona da Mata Mineira
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.012Palavras-chave:
Queijo minas frescal, qualidade, análises físico-químicas, análises microbiológicasResumo
O queijo Minas frescal é de fabricação simples, baixo custo, alto rendimento e comercializado a preços acessíveis, sendo um dos produtos lácteos mais vendidos em feiras, bares, supermercados. Esse alimento quando produzido artesanalmente, podem apresentar desvios em sua qualidade, devido a não padronização da fabricação e/ou não cumprimento das boas práticas de fabricação. O presente trabalho avaliou as características físico-químicas e microbiológicas de queijos Minas frescal produzidos artesanalmente por oito produtores rurais de uma cidade da Zona da Mata Mineira. Das amostras avaliadas neste estudo foi observado pelos resultados físico-químicos variações consideráveis nos parâmetros de pH, acidez e teor de NaCl entre as amostras analisadas e entre os resultados em triplicata da mesma amostra, demonstrando possíveis problemas durante a homogeneização da massa. Já sobre os resultados microbiológicos obtidos no presente trabalho, foi possível concluir que todos os queijos analisados apresentavam grandes quantidades UFC/g de todos os microrganismos, podendo assim estar em desacordo com a legislação vigente. Considerando o fato que o queijo Minas frescal é amplamente consumido pela população, este estudo demonstrou que há necessidade de maior atenção e de cuidados com as questões de padronização e de higiene durante a fabricação do queijo Minas frescal, visando garantir sua qualidade e segurança aos consumidores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.