Preceptoria e o processo de ensino aprendizagem na graduação em enfermagem: desafios e contribuições na perspectiva do preceptor

Preceptoria e o processo de ensino aprendizagem na graduação em enfermagem: desafios e contribuições na perspectiva do preceptor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4322/2675-133X.2023.009

Palavras-chave:

Preceptoria, Enfermagem, Ensino

Resumo

Considerando o primordial papel da equipe de enfermagem na organização e execuação eficaz dos procedimentos e da qualidade da assitência prestada ao paciente, torna-se necessário um estreitamento de laços entre graduando e preceptor, cujas funções equivalem a supervisão direta das práticas desenvolvidas pelos futuros profissionais que estão sendo preparados para atuar no serviço de saúde. Com base nisso, o presente estudo tem como objetivo identificar as contribuições e os desafios, observados pelos preceptores, na integração do ensino e serviço, nos cursos de graduação em enfermagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada nos meses de maio e junho de 2022, na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os descritores utilizados foram “preceptoria”, “enfermagem” e “ensino”. Ficou evidenciado através da leitura dos artigos, que a preceptoria quando iniciada de forma prematura trás muitos benefícios ao aprendizado e as habilidades dos estudantes da graduação em enfermagem. Porém há muitos deafios encontrados pelos preceptores como falta de capacitação, assim como uma falta de entendimento do papel do preceptor pelas instituições em que eles atuam.

Abstract

Considering the crucial role of the nursing team in the organization and effective execution of procedures, as well as the quality of patient care, it becomes necessary to strengthen the relationship between nursing students and preceptors. The roles of these individuals are equivalent to the direct supervision of practices developed by future professionals who are being prepared to work in the healthcare service. Based on this, the present study aims to identify the contributions and challenges observed by preceptors in the integration of education and service in nursing undergraduate programs.This is a literature review conducted in May and June 2022 at the Virtual Health Library (BVS). The descriptors used were "preceptorship," "nursing," and "education." It was evident from the articles that preceptorship, when initiated early, brings many benefits to the learning and skills development of nursing undergraduates. However, preceptors face challenges such as a lack of training and a lack of understanding of the preceptor's role by the institutions where they work.

 

Keywords: Preceptorship, Nursing, Teaching.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANTUNESI, J.M.; DAHER,V.D.; FERRARI,M.F.M. Preceptoria coo lócus de aprendizagem e de coprodução de conhecimento. Revista Enfermagem UFPE online, 2021.

FRANCO, E.C.D. et al. A integração ensino-serviço-comunidade no curso de enfermagem: o que dizem os enfermeiros preceptores. Revista Enfermagem em Foco, 2019.

MIYAZATO, H.S.A.; ARAÚJO. P.M.P; ROSSITI, R.A.S . Competências necessárias para atuar como preceptor: percepção de enfermeiros hospitalares. Revista Enfermagem em Foco, 2021.

VENDRUSCOLO. C. et al. Preceptoria como potencializadora da integração ensino- serviço na formação em enfermagem. Revista Enfermagem em Foco, 2021.

Publicado

18-12-2023

Como Citar

Jardim de Carvalho Irias, K. ., & Soares de Souza Lima Rodrigues, B. . (2023). Preceptoria e o processo de ensino aprendizagem na graduação em enfermagem: desafios e contribuições na perspectiva do preceptor. SAÚDE DINÂMICA, 5(2), 49–56. https://doi.org/10.4322/2675-133X.2023.009

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Loading...