Toxoplasmose humana: o que há de novo?
DOI:
https://doi.org/10.4322/2675-133X.2022.047Palavras-chave:
Toxoplasma gondii, Fatores de risco, Gestação, Tratamento, PrevençãoResumo
Manter-se atualizado sobre as descobertas mais recentes sobre a toxoplasmose se faz imprescindível no que tange à boa atuação dos profissionais de saúde no enfrentamento à essa enfermidade. O presente trabalho realizou um levantamento de trabalhos publicados e compilou os resultados de pesquisas recentes sobre a toxoplasmose em seres humanos. Apesar de ser uma enfermidade de patogenia variável, o comprometimento ocular apresenta alta prevalência nos indivíduos acometidos pela toxoplasmose. A falta de hábitos de higiene alimentar, a ingestão de carnes malcozidas, leite não pasteurizado, água não tratada e má higienização de legumes, frutas e hortaliças estão envolvidas na rota de infecção dos seres humanos por este parasito. O fator social também apresenta relação positiva com a ocorrência da toxoplasmose em humanos. O adequado tratamento da toxoplasmose durante a gestação é essencial para reduzir o risco de transmissão para o feto. Contudo, há uma falta de uniformização no atendimento pré-natal no sentido de orientar as gestantes sobre a toxoplasmose bem como na prescrição para o tratamento dessa parasitose. Assim, reforça-se o papel dos médicos e enfermeiros na orientação dos pacientes bem como no acompanhamento do tratamento adequado na tentativa de controlar a toxoplasmose em seres humanos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.