Leituras sobre Um discurso sobre as ciências
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.027Palavras-chave:
Epistemologia, Paradigma dominante, Paradigma emergenteResumo
A proposta deste manuscrito é a apresentação de uma resenha crítica, a qual sintetiza os pontos mais relevantes do livro “Um discurso sobre as Ciências” de Boaventura Souza Santos. A obra traz uma série de questões acerca da “ciência moderna”, caracterizando a crise final do “paradigma científico” dominante e identifica os traços principais de um “paradigma emergente” que confere às “ciências sociais” uma nova centralidade na busca de um “novo senso comum”. A solução encontrada pelo autor é a reconstrução global da Ciência, um renascimento em torno das Ciências Humanas, valorizando a subjetividade paralela a complexidade humana e aproximando a linguagem científica do “Senso Comum”.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-12-2022
Como Citar
Luiza Bárbara Salgado de Souza, Tarcísio Silva Borborema, Daniel Assunção de Oliveira, & Silvia Vilaça Egidio Souza Lima. (2022). Leituras sobre Um discurso sobre as ciências. CIÊNCIA DINÂMICA, 13(2), 1–11. https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.027
Edição
Seção
Artigos
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.