Benefícios do segurado especial no regime geral da previdência social
Caráter previdenciário
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.007Keywords:
Previdência, Segurado Especial, Assistência Contribuição, Seguridade SocialAbstract
Desde 1923, com a criação da Lei Eloy que instituiu as Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAPs) para os ferroviários, o direito à aposentadoria passou a ser tratado legalmente no Brasil. O sistema atual está estruturado sob o regime de repartição, e para que funcione, é preciso garantir uma efetiva participação dos contribuintes (trabalhadores filiados ao Regime Geral de Previdência Social - RGPS) e do Governo para que se possa garantir o pagamento dos benefícios aos contribuintes no futuro de forma sustentável. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar o funcionamento do regime de contribuição e custeio à previdência, com ênfase no segurado obrigatório especial, perante sua semelhança ao sistema assistencialista, evidenciando o mecanismo do custeio e a forma de distribuição dos benefícios. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, utilizando-se de referenciais bibliográficos. Foram utilizados livros de autores conceituados no ramo do Direito Previdenciário Brasileiro e artigos científicos como fontes de informações. Verificou-se que o regime de contribuição do segurado especial é diferente dos demais segurados obrigatórios. Apesar do aparente regime assistencial, constatou-se a predominância do caráter previdenciário, conforme previsto na legislação e confirmado pela jurisprudência, o que demonstra a importância das fontes de custeio e formas de contribuição para manutenção dos benefícios.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.