Condicionantes do desempenho escolar na educação básica
Revisão sistemática em periódicos nacionais
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.019Palavras-chave:
Revisão sistemática, Qualidade da educação, Desempenho escolarResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender como a literatura brasileira vem discutindo os condicionantes do desempenho escolar na educação básica, de modo especifico a literatura relacionada a Administração e Educação. Em primeiro lugar, realizouse uma revisão sistemática de trabalhos publicados em revista classificadas no Qualis A1 e
A2 de periódicos brasileiros entre os anos 2010 a 2020, por meio da plataforma Portal de Periódicos Capes. Em segundo lugar, foram selecionados 27 estudos que abordam o mesmo tema. Deste modo os resultados demonstram a relevância do tema para a academia, além de
identificar em quais arenas estão sendo discutidas as temáticas norteadoras deste artigo. Vale ressaltar que os resultados mostram, ainda, em quais periódicas tem sido publicados esses estudos, assim como a filiação dos autores nacionais e internacionais. Logo, essa pesquisa
contribuiu para a literatura, pois apresentou-se como condicionantes da qualidade da educação que vem sido apresentada na literatura especializada. Dados estes, que servem como sugestão para estudos futuros, que sejam explorados por outras bases de dados e do Qualis Capes.
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