Presidencialismo de coalizão
Fundamentos e distorções no modelo brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.017Palavras-chave:
Presidencialismo, Coalizões, Pluripartidarismo, Distorções, EducaçãoResumo
O presente artigo visa a compreensão do surgimento do termo “Presidencialismo de Coalizão” e a conscientização das distorções que esse modelo de governança apresenta em nosso Estado. Por meio da revisão da literatura e de artigos jurídicos o tema foi pesquisado e desenvolvido, além da observação do cenário político atual através da mídia e das redes sociais. O resultado perseguido é levar o indivíduo a ser capaz de reconhecer as consequências da prática do Presidencialismo de Coalizão e dos motivos que levam os detentores do poder político na tomada de decisões. Ao final deste estudo, é perceptível que para o exercício da democracia de forma plena, é necessário estar atento as coalizões políticas para a escolha consciente de nossos governantes com um olhar crítico, evitando que as eleições sejam apenas trampolim à políticos que se apoderam das instituições do Estado, visando os próprios interesses ou os interesses de uma minoria. Para reverter tais distorções se faz necessária uma “educação para a cidadania”, para suprir a ausência de valores morais, éticos e civis que corroem as instituições políticas e a consciência dos cidadãos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.