Educação financeira
Pesquisa e análise do conhecimento e planejamento financeiro dos alunos de uma instituição de ensino superior de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.4322/2176-6509.2022.015Palavras-chave:
Educação financeira, Planejamento financeiro, Finanças pessoais, Cartão de crédito, MarketingResumo
Este estudo teve como objetivo analisar o conhecimento que os alunos de uma instituição de ensino superior do interior de Minas Gerais têm em educação financeira, planejamento financeiro e saber como é a relação deles com o cartão de crédito e o marketing na hora das compras. Para tanto foi realizada uma pesquisa de campo, através da aplicação de questionário a 120 alunos que estudam nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição e Psicologia no período noturno, foi possível constatar que os alunos tem um conhecimento básico em educação financeira, mas não realizam um bom planejamento financeiro. Constatou-se também que os entrevistados tem boa relação com o cartão de crédito, pois conseguem quitar as faturas em dia, mas eles são influenciados pelo marketing na hora das compras. Identificou-se também o interesse dos alunos em adquirir mais conhecimento nessa área, pois acham válido o oferecimento de um curso extraclasse sobre educação financeira pela instituição de ensino superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright
- O(s) autor(es) consente(m) com a publicação do artigo na revista.
- O(s) autor(es) assegura(m) que a contribuição é original e inédita, além de não estar sob avaliação em outra(s) publicação(ões).
- A revista não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos expressos nos textos, sendo essas de total responsabilidade de seu(s) autor(es).
- Os editores têm o direito de realizar ajustes textuais e adequar os artigos às normas da publicação.
- Os autores que publicam nesta revista aceitam os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.